11/06/2008
Indústria é destaque de crescimento no PIB
A indústria foi o principal destaque entre os setores no PIB do primeiro trimestre, puxada especialmente pela construção civil e a indústria de transformação, segundo a gerente de contas trimestrais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Rebeca Palis.
O aumento de 6,9% no PIB industrial no primeiro trimestre deste ano, ante igual período do ano passado, foi o maior na comparação com igual trimestre de ano anterior apurado pelo instituto desde o segundo trimestre de 2004.
O mesmo ocorreu com a construção civil, inserida no cálculo do PIB industrial e que registrou crescimento de 8,8% no primeiro trimestre deste ano ante igual período do ano passado, também a maior expansão trimestral desde o segundo trimestre de 2004. Rebeca explicou que o bom desempenho da construção foi "bastante influenciado" pelo crescimento de 24,6%, em termos nominais, do crédito direcionado ao setor de habitação.
Ainda como parte do cálculo do PIB industrial, a indústria de transformação registrou um crescimento de 7,3% no primeiro trimestre de 2008 ante igual período de 2007, puxada especialmente por máquinas e equipamentos; automóveis, caminhões e ônibus; material elétrico; peças e acessórios para veículos e metalurgia. Cerca de 80% do PIB industrial são formados pela construção civil e indústria de transformação.
Os demais 20% ficam com a energia elétrica (aumento de 5,5% no primeiro trimestre) e com a indústria extrativa mineral, que teve o menor crescimento trimestral (3,3%) entre os subsetores industriais.
Dentro da extrativa, o destaque foi a extração de minério de ferro (alta de 10,8% no período), enquanto a extração de petróleo e gás cresceu apenas 3,3%, desempenho influenciado, segundo Rebeca, por atrasos na entrada de plataformas em produção e algumas paralisações no setor.