Notícias
Produção de pneus agrícolas no RS aumentará em 30% com ampliação de fábrica em Gravataí
Uma notícia boa para a indústria de máquinas e implementos agrícolas. O grupo Prometeon anunciou que irá incrementar em 30% a produção de pneus agrícolas em sua fábrica sediada em Gravataí. A iniciativa pode baratear a fabricação de máquinas e implementos agrícolas, impactando positivamente a cadeia produtiva no agronegócio gaúcho.
“É uma notícia muito boa. Hoje, nosso setor de máquinas está com problema de falta de pneus. Todos os componentes têm uma certa dificuldade. Como vai ser uma fábrica que produz aqui no Estado, reduz a questão logística, e para nós, favorece muito. Por estar perto, também favorece o contato com a empresa”, avalia o presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no RS – SIMERS, Claudio Bier.
O Rio Grande do Sul concentra 62% da fabricação de máquinas agrícolas do Brasil, segundo levantamento da Fiergs. As empresas do setor têm sofrido não apenas com a recorrente alta nos custos de produção, mas também com a falta de insumos – incluindo os pneus utilizados no maquinário.
O Prometeon Tyre Group (ex-Pirelli industrial) é um fabricante e vendedor de pneus, com atuação principalmente voltada para a indústria, o transporte de mercadorias e passageiros e aplicações em agro e OTR. Esta foi sua segunda expansão neste ano no RS. Em junho, houve aumento da produção de pneus de caminhões e a contratação de 210 trabalhadores – incremento de 20% de mão de obra desde o começo do ano. Somando os dois anúncios, a Prometeon deverá ter uma produção adicional de 310 mil pneus em 2022 e 2023 e Gravataí ultrapassará a marca de 1 milhão de pneus produzidos ao ano a partir de 2022.
(Com informações do Jornal do Comércio)