Notícias

29/09/2021
Produção de pneus agrícolas no RS aumentará em 30% com ampliação de fábrica em Gravataí

Uma notícia boa para a indústria de máquinas e implementos agrícolas. O grupo Prometeon anunciou que irá incrementar em 30% a produção de pneus agrícolas em sua fábrica sediada em Gravataí.  A iniciativa pode baratear a fabrica­ção de máquinas e implementos agrícolas, impactando positiva­mente a cadeia produtiva no agro­negócio gaúcho.

“É uma no­tícia muito boa. Hoje, nosso setor de máquinas está com problema de falta de pneus. Todos os com­ponentes têm uma certa dificul­dade. Como vai ser uma fábrica que produz aqui no Estado, reduz a questão logística, e para nós, favorece muito. Por estar perto, também favorece o contato com a empresa”, avalia o presidente do Sindicato das Indústrias de Má­quinas e Implementos Agrícolas no RS – SIMERS, Claudio Bier.

O Rio Grande do Sul concentra 62% da fabricação de máquinas agrícolas do Brasil, segundo levantamento da Fiergs. As empresas do setor têm sofrido não apenas com a re­corrente alta nos custos de produ­ção, mas também com a falta de insumos – incluindo os pneus utili­zados no maquinário.

O Prometeon Tyre Group (ex­-Pirelli industrial) é um fabricante e vendedor de pneus, com atuação principalmente voltada para a in­dústria, o transporte de mercado­rias e passageiros e aplicações em agro e OTR. Esta foi sua segunda expansão neste ano no RS. Em junho, houve aumento da pro­dução de pneus de caminhões e a contratação de 210 trabalhadores – incremento de 20% de mão de obra desde o começo do ano. So­mando os dois anúncios, a Prome­teon deverá ter uma produção adi­cional de 310 mil pneus em 2022 e 2023 e Gravataí ultrapassará a marca de 1 milhão de pneus pro­duzidos ao ano a partir de 2022.

(Com informações do Jornal do Comércio)