Notícias

08/06/2020
Venda de máquinas agrícolas cresce 23% em maio

?As vendas de máquinas agrícolas avançaram 23,3% em maio na comparação com o mesmo mês do ano passado e saltaram 61% ante abril, de acordo com os números divulgados no dia 5 de junho, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

 

O setor vendeu 3.858 unidades no mês passado. Nos cinco primeiros meses do ano, as vendas somaram 15.715 máquinas, alta de 0,9%. No mercado interno, o destaque ficou para as vendas de colheitadeiras de grãos, que somaram 317 unidades, aumento de 84,3% ante abril e alta de 117% na comparação com maio de 2019.

 

Claudio Bier, presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas - Simers, destaca que as vendas estavam em bom ritmo, estimuladas pelo período de plantio do trigo e da safra de inverno. Além disso, o preço das commodities é outro fator que contribui para o resultado. Diferentemente do Estado, com perdas expressivas em razão da estiagem, o Brasil teve safra cheia, o que deve se traduzir em renda ao produtor. E em relação aos impactos da covid-19, Bier afirma:

 

– Passou o susto inicial. E a agricultura é muito dinâmica.