Notícias

29/08/2018
Expointer 2018: Uma feira edificada por muitas mãos

 

            A Expointer a cada ano que passa vem se consagrando como referência não só para o agronegócio, mas para todos os setores. Reconhecida como a maior feira multissetorial da América Latina e com destaque no cenário internacional do agronegócio, atraí mais de 400 mil visitantes em cada edição.

            O sucesso da feira é o resultado do trabalho de muitas mãos que não medem esforços para que este grande evento aconteça. Embora seja uma feira pública coordenada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, tendo a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação – SEAPI a frente e trabalhando em conjunto com as demais Secretarias Estaduais, a sua viabilização só é possível através da parceria com as entidades que atuam na co-promoção.

            Cada espaço que contempla a área de exposição é coordenado por uma entidade, sendo que as seis entidades que atuam nos diferentes segmentos que existem na feira são: a Prefeitura Municipal de Esteio, a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul – FARSUL, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado do Rio Grande do Sul – FETAG, a Federação Brasileira das Associações de Criadores de Cavalos Crioulos – ABCCC, a Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul – OCERGS  e o SIMERS, que é o responsável pela área de exposição de máquinas agrícolas.

            Cabe destacar que o trabalho das entidades envolvidas na co-promoção da Expointer, assim como, no planejamento acontece durante todo o ano. Visto que, são inúmeras pessoas envolvidas neste processo, engajadas no pré, durante e pós feira, inúmeras mãos unidas com o mesmo objetivo, proporcionar uma grande Expointer para todos os expositores e o público em geral.

            Saiba um pouco mais sobre o papel de cada uma das entidades que atuam na organização da Expointer e das suas perspectivas para esta edição, através do depoimento de seus gestores.

 

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS NO RIO GRANDE DO SUL – SIMERS

Presidente Carolina Luisa Rossato

A 41º Expointer tem um papel importante para o cenário do agronegócio gaúcho e nacional, pela sua referência para os mais diversos setores do agro e consequentemente, da economia e da geração de renda do nosso Estado. É a maior feira nacional do segundo semestre do país e com relevância no âmbito internacional.

Desde o ano de 2002, o SIMERS é uma das entidades parceiras do Governo do Estado na co-promoção da feira, mais precisamente da área de máquinas agrícolas. E nesse período, observamos um crescimento considerável do volume de vendas de máquinas e implementos e também, o grande investimento das indústrias em inovação e tecnologia, o que a cada ano atrai mais agricultores em busca das novidades, visto que a Expointer se destaca pelos inúmeros lançamentos das indústrias. Tendo em vista este histórico, a nossa perspectiva é de que o mercado continue crescendo e para tanto, estamos otimistas de que a edição deste ano da Expointer será promissora e com a expectativa de bons negócios para as nossas indústrias.

 

SECRETARIA DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E IRRIGAÇÃO – SEAPI

Secretário Odacir Klein

A Expointer é um evento do Estado, um patrimônio dos gaúchos. A equipe da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, assim como as demais entidades co-promotoras, trabalham com muito afinco para realizar, a cada ano, uma feira que supere a anterior.

Nossa Expointer, que chega em 2018 à sua 41ª edição, atingiu um nível altíssimo de representatividade para todos os elos do setor primário gaúcho, brasileiro e até mesmo mundial. Tal patamar não foi conquistado à toa. Um grande trabalho foi realizado para entender a necessidade de um evento que unisse produtores rurais, empresas e que pudesse receber o público em geral, um dos diferenciais da exposição. Homens, mulheres e crianças, que podem não entender do agronegócio, mas dependem diretamente dos alimentos produzidos no campo, têm uma oportunidade única de interação.

Sempre que uma Expointer termina, a próxima já começa a ser pensada. Temos absoluta certeza de que teremos um parque em ótimas condições para receber as pessoas e os animais, que são as grandes estrelas do evento. Os melhores representantes das mais variadas raças de bovinos, bubalinos, ovinos, aves, cavalos e os já tradicionais pequenos animais estarão presentes.

Os servidores da Seapi e de todas as entidades que auxiliam na organização da Expointer, incluindo o Simers, grande parceiro no Parque Assis Brasil, contam com a presença de todos e têm a certeza de que um grande evento será realizado.

 

SISTEMA OCERGS-SESCOOP/RS

Presidente Vergilio Perius

A Expointer 2018 irá manifestar novamente a pujança do agronegócio do Rio Grande do Sul e a força das máquinas agrícolas. São duas coisas que se conjugam e se encontram sempre na exposição, por isso considero a Expointer uma espécie de “Universidade do Saber do Campo”, onde os produtores rurais buscam a inovação e mudanças dentro de um conceito de sustentabilidade, para se ajustarem a maior produtividade possível nas suas propriedades.

Hoje, o esforço pela produtividade é o que faz a diferença na hora da colheita. E do outro lado, as indústrias de implementos agrícolas, que cada vez mais se esmeram para atender essa demanda dos produtores rurais em termos de inovação com sustentabilidade.

As novidades são muitas, os detalhes são pequenos, mas extremamente significativos, principalmente se levarmos em consideração que cada avanço tecnológico que a indústria apresenta traz mais produção e produtividade para os produtores. Essa “Universidade do Saber do Campo” é a maior expressão sob o ponto de vista cidade-campo e campo-cidade no Rio Grande do Sul, onde se encontra essa ciência do saber, da modernidade industrial e da necessidade urgente de produtividade maior no campo da agricultura ou pecuária.

As cooperativas também estão inseridas nesse processo e são fortes no setor agropecuário, praticamente com mais de 50% da produção agropecuária, com 51 grandes agroindústrias, mais de 333 mil associados e com capacidade de assistência técnica de 1.300 profissionais. As cooperativas têm um papel fundamental na difusão de tecnologias e no aumento da produtividade no campo, reconhecendo e valorizando o esforço que o produtor faz em todos os setores do agronegócio, seja no grão, no leite, nas carnes, na hortifruticultura, na vitivinicultura ou em qualquer área que atue. E para isso, a nossa casa está à disposição na Expointer.

Esperamos que esta Exposição Internacional ocorra sempre numa linha mais progressiva a cada ano, no sentido de incrementar a força do Rio Grande, e que haja uma cooperação recíproca entre a sociedade do campo e a sociedade da cidade. Um grande abraço cooperativo!

 

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CRIADORES DE CAVALOS CRIOULOS - ABCCC

Presidente, Eduardo Móglia Suñe

Entendemos que a Expointer é um ponto-chave para o crescimento do setor, sendo de suma importância para o cenário do agronegócio no RS, no Brasil e no mundo, se colocando como uma das maiores feiras deste que é o segmento que move o nosso país. Para a ABCCC, é um honra participar novamente deste evento do qual já somos parceiros há tempos, junto de outras entidades, dando continuidade ao trabalho que se preocupa em atualizar os produtores e o público em geral a respeito das evoluções do setor, onde o nosso cavalo Crioulo também vem fortemente inserido e contribuindo como personagem essencial para esse crescimento. Por isso, os trabalhos de uma temporada inteira se concentraram para chegarmos novamente em uma Expointer, onde escolhemos realizar as principais finais de seleção da nossa raça e também onde temos uma agenda importante para o mercado do Cavalo Crioulo, trazendo interessados de todo o país, e também de fora dele, para apreciar o resultado destes esforços. Isso mais uma vez nos deixa com as melhores expectativas para obter resultados positivos para a Casa e para o agronegócio como um todo, para que possamos sair novamente com o sentimento de dever cumprido.

 

 

FEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA NO RIO GRANDE DO SUL - FETAG

Presidente Carlos Joel da Silva

            Mais uma Expointer em que a agricultura familiar participa, nesta que é a feira mais importante da América Latina. A FETAG, na condição de copromotora, está presente em sua tradicional Casa da FETAG e no novo Pavilhão da Agricultura Familiar, que foi ampliado e abre mais  espaço para os mais de 200 empreendimentos organizados e coordenados pela Federação, de um total de 283 expositores. A Federação propicia um espaço, neste pavilhão, para as escolas do meio rural mostrar as experiências com educação.

            A FETAG vai muito além deste segmento agroindustrial na Expointer, uma vez que participa e promove debates. A agricultura familiar além de expor e vender, também é compradora de animais, máquinas e implementos agrícolas.

            Por sinal, as aquisições de maquinário ocorrem através do Programa Mais Alimentos, uma importante política pública que desenvolve os pequenos empreendimentos e, ao mesmo tempo, possibilita a compra desses equipamentos de alta tecnologia para utilização na propriedade. Um volume considerável de negócios na Expointer ocorrem via Programa Mais Alimentos, que é exclusivamente voltado à agricultura familiar.   

            Além disso, os agricultores familiares vêm à feira para conhecer as novas tecnologias para, posteriormente, aplicar em suas propriedades, produzindo com qualidade e inseridos no modelo produtivo brasileiro.

            Ao contrário do que muitos ainda pensam, a agricultura familiar deixou há muito tempo de ser de subsistência. Ela produz e gera riquezas para municípios, estados e País afora.

 

FARSUL – FEDERAÇÃO DA AGRICULTURA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Presidente Gedeão Silveira Pereira

 

A Expointer é considerada a maior feira de agronegócio a céu aberto do Mercosul. A consolidação desse status e do respeito que a nossa grande feira conquistou é resultado de uma história construída por meio do esforço conjunto, uma parceira entre o governo e as entidades. E nós, do Sistema Farsul, temos muito orgulho de fazer parte desse grupo desde os tempos das exposições regionais e internacionais, embrião do nosso evento maior. Esse envolvimento vem do nosso compromisso com o setor produtivo, englobando a agricultura e a pecuária.

Mas, nossa participação não se limita apenas como incentivadores do evento, atuamos diretamente como organizadores. Somos responsáveis pelo setor pecuário, organizando a exposição de bovinos, ovinos e equinos. E essa é uma missão de grande responsabilidade, pois, além de aproximar o campo da cidade e mostrar toda a qualidade de nossa fantástica genética, a Expointer simboliza a abertura da temporada de leilões de primavera. É a partir das pistas do Parque de Exposições Assis Brasil que se conhece o que será apresentando ao longo de 32 exposições e feiras.

A Expointer é a nossa grande vitrine, não apenas em relação aos animais, mas de todo setor, mostrando que o que há de mais moderno no planeta está disponível ao nosso produtor. Nossa grande exposição é, sem dúvida nenhuma, nosso cartão de visitas ao mostrar que o Rio Grande do Sul está na fronteira tecnológica, juntamente com o Brasil. O que nos dá as condições para sermos os maiores produtores de alimento do mundo nos próximos anos, o que muito nos orgulha.

 

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE ESTEIO

Depoimento Prefeito Leonardo Pascoal

Nenhuma exposição representa tão fortemente o trabalho e a vocação do gaúcho quanto a Expointer; Em torno dela se unem todos os setores econômicos ligados direta ou indiretamente ao agronegócio, setor que representa 40% do PIB do nosso Estado. E, Esteio, mesmo sendo um município genuinamente urbano, depende do setor primário, mas especialmente, se orgullha de fazer parte deste momento especial, que destaca o que há de melhor na economia do nosso Estado. É uma festa que celebra o respeito à terra e ao que ela produz, um evento que colabora para o desenvolvimento agropecuário brasileiro e que recebe todo o reconhecimento que merece.

Prestamos inúmeros serviços, como Vigilância Social, Vigilância Sanitária e Guarda Municipal, entre outros, e o faturamento de quase R$ 400 mil das entidades filantrópicas esteienses que comercializam alimentos durante a Expointer (dados de 2017). Temos presença significativa na feira, seja através dos nossos serviços, como das entidades que atuam em benefício da nossa comunidade. O lucro que esses grupos têm se revertem para Esteio através dos trabalhos sociais.

Temos também a presença dos 55 artesãos de Esteio que integram o programa de Inclusão Produtiva e expõe seus trabalhos em umas das esferas do Parque. E também outros ganhos que não há como quantificar, como empregos temporários, comércio feito dentro do Parque por esteienses, vendas nas lojas de Esteio durante a Feira, serviços como alugueis, diárias em hotéis, pagamento de estacionamento, além da aproximação com lideranças políticas e empresariais e projeção da cidade na mídia nacional e internacional. Por isso a importância dessa feira que além da exposição da excelência da produção primária, se destaca pela diversidade de atrações que proporciona e por assumir a condição de elo entre o meio rural e o urbano.

Na 41ª Expointer o SIMERS conta com os seguintes patrocinadores: BNDES, BANRISUL e CAIXA.