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11/09/2017
Artigo - Marketing no Agronegócio

Marketing no Agronegócio

Dra. Maria Flávia Tavares*

 

Quando se fala em marketing, muitas definições e conceitos vêm à mente. O erro mais comum é achar que marketing é somente propaganda ou vendas, mas o conceito de marketing é muito maior. A definição abaixo feita por Peter Drucker, nos mostra que o consumidor é a parte mais importante em uma empresa:

 “Marketing é tão básico que não pode ser considerado uma função em separado. Marketing é o negócio visto pela perspectiva do seu resultado final, ou seja, do ponto de vista do cliente. “O sucesso nos negócios não é determinado pelo produtor, mas pelo consumidor”.

O Marketing é usado para entender quais são as necessidades dos consumidores finais e intermediários (indústrias e distribuidores), por meio do processo de pesquisa,analisando o comportamento desses consumidores, o mercado, facilitando ver quais segmentos de consumidores podem ser satisfeitos, quais serão alvo de atuação da empresa.

Também analisa que tipo de diferenciação pode ser oferecida, como gerar e adaptar produtos, marcas e embalagens, as estratégias corretas de precificação para estes produtos, como colocá-los à disposição dos consumidores por meio de canais de distribuição e como comunicar melhor por meio da propaganda, publicidade e de outras ferramentas.

Atualmente o consumidor está preocupado com a origem e a qualidade dos alimentos e dos produtos, além de se preocupar em conhecer a postura das empresas em relação à responsabilidade social e ambiental. De acordo com o relatório Brasil Food Trends 2020, entre as tendências mundiais na alimentação, e que são seguidas no agronegócio estão:

Saudabilidade e Bem-estar: Produtos benéficos ao desempenho físico e mental,produtos com aditivos e ingredientes naturais,alimentos funcionais, produtos com selos de qualidade de sociedades médicas, etc.

Conveniência e Praticidade:Pratos prontos e semi prontos, produtos minimamente processados, alimentos de fácil preparo etc.

Qualidade e Confiabilidade:produtos com rastreabilidade e garantia de origem, produtos seguros de produção e de distribuição etc.

Sustentabilidade e Ética:Produtos de baixo impacto ambiental, produtos associados ao bem-estar animal, rotulagem ambiental e social, produtos de sistema comércio justo,embalagens recicláveis e recicladas;

Outro conceito muito utilizado no Marketing no Agronegócio refere-se à agregação de valor e segundo os autores Kotler e Keller:, “para evitar a armadilha da commodity, os profissionais de marketing devem partir do princípio, de que é possível diferenciar tudo”.

Por commoditização entende-se a dificuldade cada vez maior de um produto, se diferenciar dos produtos concorrentes. Oconceito de agregação de valor está relacionado com a transformação de matérias primas em produtos elaborados, com o reposicionamento dos produtos em nichos diferenciados de mercado, e suas consequencias sobre o aumento em seu preço. Podemos citar como exemplo de agregação de valor no agronegócio os produtos com certificação de origem, aqueles produzidos de maneira sustentável, com rastreabilidade.Entre estes produtos estão os cafés especiais, arroz com denominação de origem, chocolates produzidos de maneira sustentável, vinhos com Denominação de Origem Protegida etc.

Para se ter um produto com valor agregado basta que se criem, desenvolvam ou que se descubram atributos que possibilitem a percepção desejada, de diferenciação do produto pelo consumidor. Esta percepção pode ser baseada em diferenças físicas, disponibilidade de serviços, uma imagem associada ao bem (lugar de origem), ou ao uso exclusivo de um nome ou marca.

Mas, sempre é preciso ter em mente quais são as necessidades e desejos do consumidor, e adaptar o seu produto a esse novo consumidor. Estamos passando por um período de mudanças, de quebra de paradigmas, os consumidores estão mais exigentes, mais conectados e as empresas que não se adaptarem a estes novos conceitos, correm o risco de saírem do mercado.   

 

*Professora e Consultora no Agronegócio. Contatos: ftconagro@gmail.com/(51) 99275 2006