Notícias

04/05/2016
Plano Safra da Agricultura e Pecuária 2016/2017 tem valor recorde

O Plano Agrícola e Pecuária 2016/2017 foi lançado nesta manhã, dia 04, pela presidente Dilma Rousseff e pela ministra Kátia Abreu (Agricultura, Pecuária e Abastecimento),  no Palácio do Planalto,  em  Brasília,  O valor anunciado representa um aumento de 8% em comparação ao montante da última safra.

Os recursos para custeio e comercialização a juros controlados, tiveram um crescimento de 20%. Nessa modalidade estarão disponíveis R$ 115,8 bilhões.

As taxas de juros foram ajustadas e os produtores irão pagar taxas que variam de 8,5% a 12,75% ao ano.

 

Médio Produtor

Os recursos de custeio para o Pronamp – Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural tiveram um crescimento de 15,4%, atingindo o montante de R$ 15,7 bilhões, com juros de 8,5% ao ano.

 

O restante dos recursos do Plano Safra serão ofertados para financiamento a taxas de juros livres do mercado.

 

Principais Inovações

O Moderinfra – Programa de Modernização à Irrigação, passa a contar com incentivos para aquisição de painéis solares e caldeiras para geração de energia autônoma em cultivos irrigados.

Na pecuária de corte, a aquisição de animais para recria e engorda passa para a modalidade de custeio, anteriormente era considerada investimento.

A principal mudança do Plano, diz respeito à negociação do Ministério da Agricultura com os bancos para a emissão de Letras de crédito do Agronegócio (LCAs) aos produtores, com juros controlados. Nos planos anteriores os juros eram livres, ou seja, menos atrativo ao setor produtivo.

O Plano Agrícola e Pecuário anunciado nesta manhã entra em vigor no dia primeiro de julho e se estende até 30 de junho de 2017.