Notícias

15/03/2016
Expodireto Cotrijal fecha com 1,5 bilhão em negócios

Na última semana, de 07 a 11 de março, os olhos do Estado, mais precisamente do agronegócio se voltaram para Não Me Toque, por ocasião da realização da 17ª edição da Expodireto Cotrijal.

O sindicato esteve presente com a Casa do SIMERS na feira, onde foram realizadas algumas agendas importantes para o setor, com destaque para a reunião dos associados, o primeiro encontro da Comissão de Negociações Coletivas do SIMERS e a o balanço da feira na ótica dos associados.

Cabe destacar, que durante a Expodireto o SIMERS assinou o acordo de Cooperação do Projeto Tesa – Tecnologia Embarcada no Setor Agrícola, em parceria com a Abimaq-RS e Abinee-RS. O Tesa tem como principal  objetivo aproximar os fabricantes de máquinas e implementos agrícolas, com os fabricantes de equipamentos eletroeletrônicos e os de automação, para a partir dessa conjuntura tornar o setor agrícola gaúcho mais competitivo através da tecnologia embarcada nos produtos.

A Expodireto Cotrijal contabilizou 1,5 bilhão em volume de negócios no montante dos setores que participaram da feira, o que equivale a uma queda de 28% em comparação com 2015. Embora tenha ocorrido um declínio nas vendas, a maioria dos expositores de máquinas agrícolas que estavam presentes mencionaram que a feira foi uma oportunidade de prospectar futuros clientes.

Visão semelhante a do presidente do SIMERS, Claudio Bier, que menciona uma possível retomada a partir da safra recorde que está sendo anunciada para este ano.  “Não obtivemos nenhuma boa notícia com relação à liberação de recursos por parte do Governo Federal, conforme esperávamos antes da feira começar, no entanto, observamos que o agricultor está interessado em comprar e alguns estão capitalizados, mas estão aguardando a safra, que promete ser recorde e também, melhores notícias para a situação política- econômica que estagnou o mercado”, destacou Bier.