Notícias

04/03/2016
O Presidente do SIMERS Claudio Bier participa da abertura oficial da Expodireto Cotrijal e fala sobre as feiras do agronegócio

 

            Em sua 17ª edição, com o slogan -Negócios que inspiram o amanhã, foi aberta oficialmente a Expodireto Cotrijal. Oevento aconteceu no auditório central  doparque em Não Me Toque - RS e, contou com a presença do Governador do Estado,José Ivo Sartori, do presidente da Cotrijal, NeiCésar Mânica e de inúmeras autoridades, políticas, empresariais e deentidades.

 

 

            Confira a seguir uma entrevista como presidente Claudio Bier, onde ele fala sobre o papel e desafios das feiras doagronegócio no Brasil e da perspectiva sobre a Expodireto.

 

 

 

Feiras do agronegócio

 

 

            No último ano, de um modo geral, asmaiores feiras do agronegócio do Brasil fecharam com uma margem considerável dequeda nos negócios efetivados, entre 20% e 30% a menos que a edição anterior.Sabemos que isso não é apenas o reflexo da falta de créditos, mas também de umcenário de incertezas no campo político-econômico que provoca essa estagnaçãono mercado. Onde muitos agricultores, de fato, estão capitalizados, mas acabamadiando a aquisição de novas máquinas e implementos agrícolas na expectativa deum melhor cenário para investir. O que é lamentável pois nossas indústrias têmapostado em tecnologia e a oferta de produtos nunca foi tão boa.

 

 

            As feiras de máquinas agrícolas doBrasil, especialmente as mais tradicionais, acolhem as grandes marcas mundiais,e oferecem um cardápio excepcional de produtos. Razão mais do que suficientepara a realização de boas compras, contudo, sem crédito ou mesmo com jurospouco atrativos, os negócios não se efetivam, o que esta gerando uma bola deneve: produtos estocados, baixa produtividade e o pior, ameaça de demissões.

 

 

            Pessoalmente, e atendendo a umclamor dos associados do SIMERS em assembleia, estou buscando junto àSecretaria da Agricultura do Estado, que nos ajude a oferecer as melhores condiçõespossíveis aos fabricantes para sua presença na Expointer, de modo que oinvestimento em sua vinda para a feira, não seja mais um componente deinsegurança. Temos feito um esforço muito grande, dentro das condições que oSindicato tem, de oferecer uma estrutura cada vez melhor para o expositor epara o público, mas sabemos que isso não é o suficiente, uma feira é feita denegócios, e neste ponto, dependemos do Governo Federal e da manutenção ouoferta de recursos e boas taxas de juros.

 

 

 

Expodireto Cotrijal 2016

 

 

AExpodireto Cotrijal é uma das feiras que são referência no agronegóciobrasileiro e por ter um perfil direcionado para o público desta área, comgrande visitação de agricultores, representa uma oportunidade real de grandesnegócios, conforme podemos observar pelos números que a feira vem apresentandonos últimos anos, tanto em participação de expositores, público eprincipalmente no crescimento dos negócios efetivados. No entanto, acreditamosque só será possível uma retomada nas vendas das máquinas a partir daExpodireto se tivermos novidades em relação a liberação de créditos e aporte derecursos para financiamentos por parte do Governo Federal, continuamos noaguardo de boas notícias durante a feira.  

 

 

 

A Expodireto Cotrijal acontece até apróxima sexta-feira, dia 11.

 

 

 Estamos esperando a sua visita na Casa doSIMERS (ao lado da Central de Imprensa Cotrijal).

 

 

 

SIMERS - A Tecnologia das Máquinas Virao Jogo.