Notícias
Mais um ano que se finda
Ao nos aproximarmos do final de mais um ano chega o momento de fazermos um balanço da nossa trajetória neste período. O ano de 2015 foi um ano atípico para o setor, repleto de incertezas, desafios, mas também, muitas articulações, a fim de buscarmos oportunidades para o setor conseguir reagir e, principalmente, se manter perante o cenário econômico atual.
Estivemos presentes em várias agendas em Brasília, tanto para acompanhar os eventos importantes para o setor, como os lançamentos do Plano Safra da Agricultura Familiar (MDA) e do Plano Agricola e Pecuário (MAPA). E principalmente, para realizar agendas pontuais com Ministros, Secretários da União e demais lideranças políticas e empresariais, assim como, também recebemos muitas autoridades em nossa entidade com o intuito de conversarmos e alinharmos as demandas do setor das máquinas e implementos agricolas.
Conduzimos neste ano uma difícil negociação da Convenção Coletiva, em vista da situação econômica, foram inúmeras reuniões e debates com a classe dos trabalhadores, após muitos encontros o saldo foi positivo, pois conseguimos fechar a negociação com o melhor resultado para a Indústria e trabalhadores.
Cabe destacar o trabalho que efetuamos em conjunto com o Governo do Estado e demais entidades para administrarmos e realizarmos mais uma edição da nossa feira, a Expointer. Foram inúmeras obras e melhorias na estrutura da área destinada às máquinas e implementos agrícolas no Parque, assim como, ampliação deste espaço. Planejamos essas melhorias para que os expositores e visitantes usufruíssem de uma estrutura mais moderna e adequada para a realização de seus negócios durante a feira.
Obtivemos em 2015 alguns avanços positivos para o Sindicato. Participamos das principais feiras do agronegócio do país, seja institucionalmente ou com estande - Show Rural Coopavel, Expodireto Cotrijal, Agrishow, AgroBrasília e Expointer. Desde abril, contamos com um Setor de Comunicação, focado no relacionamento mais próximo com os associados. E neste ano, comemoramos os dois anos de atividades da CIEPEL – Comissão das Indústrias de Equipamentos para a Pecuária de Leite do SIMERS, a partir deste modelo que deu certo, vamos trabalhar para a criação de outras comissões de categorias segmentadas dentro do Sindicato.
Desejamos aos nossos associados que o ano de 2016 inicie com mais certezas e notícias positivas para o setor, afinal, é com este afinco que viemos trabalhando nesses últimos meses. Nossos votos de um abençoado natal e um próspero ano novo, e que venha 2016!
Claudio Affonso Amoretti Bier