Notícias

04/12/2015
Ministro Miguel Rossetto apresenta o PPE no RS

            Na última terça-feira, dia 1º de dezembro, o Ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rossetto realizou a apresentação oficial do Programa de Proteção ao Emprego – PPE. O evento aconteceu na sede da FIERGS e contou com a presença do presidente da FIERGS, Heitor Müller, do vice-presidente da FIERGS e presidente do SIMERS, Claudio Bier, do presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS), Claudir Nespolo e demais lideranças empresariais e políticas.

            O PPE está em vigor desde julho deste ano. Até o momento 80 empresas do país se inscreveram para participar do Programa, sendo que 37 tiveram o pedido de inclusão aceito, os demais seguem em análise. O Rio Grande do Sul é o terceiro estado em relação à adesão ao PPE, com oito empresas interessadas.

            Segundo o Ministro Miguel Rossetto o PPE desponta como uma alternativa para ambas às partes: empresas e empregados. “Trata-se de um programa simples, claro e acessível a empresas de todos os tamanhos e quaisquer setores, que estejam passando por dificuldades financeiras. Todos ganham com o PPE. Os trabalhadores preservam seus empregos; as empresas não perdem sua mão de obra qualificada e a capacidade produtiva; e o governo mantém a arrecadação fiscal”, destacou Rossetto.

            O PPE que tem validade até o final de 2017, estabelece a redução temporária da jornada de trabalho, com diminuição de até 30% do salário, essa redução é paga pelo Governo Federal através da utilização de recursos do FAT – Fundo de Amparo ao Trabalhador. As empresas que tiverem interesse em aderir ao Programa devem acessar o site: www.mte.gov.br até o dia 31 de dezembro de 2016.

             Até o momento, apenas uma empresa do setor de máquinas e implementos agricolas do Rio Grande do Sul demonstrou interesse na adesão do PPE e está com o processo em análise.