Notícias

08/09/2015
Volume de vendas das máquinas agricolas atinge patamar de 1,690 bilhão na Expointer 2015

           A 38ª Expointer - Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários, encerrou no último domingo, dia 06. A feira que aconteceu durante 9 dias no Parque de Exposições Assis Brasil em Esteio, teve público superior a edição de 2014 e volume de vendas inferior.

              Na coletiva de imprensa realizada na tarde do dia 06 foram divulgados os números computados até início da tarde. O acumulado em negócios efetivados durante a  38ª Expointer atingiu o patamar de 1,70 bilhão, sendo que deste valor, 1,690 bilhão representa o volume de vendas das máquinas e implementos agrícolas.

          Os números das máquinas agrícolas sofreram uma queda de 37,4% em comparação com a edição de 2014, o que segundo presidente do SIMERS, Claudio Bier, já era esperado. “Inicialmente projetávamos uma queda em torno de 20%, pois tínhamos como base as grandes feiras do agronegócio realizadas no primeiro semestre, todas fecharam com queda e na Expointer não seria diferente, afinal esses números são um reflexo da estagnação econômica que estamos vivendo no país.”, destaca Bier.

              A Expointer 2015 contou com a presença de expositores de todas as cadeias produtivas de alimentos na área exclusiva para máquinas e implementos agricolas. Esses expositores encontraram uma área ampliada e com muitas melhorias na parte estrutural, foram abertas novas ruas, instaladas novas bocas de lobo e algumas ruas receberam pavimentação. Além disso, também foram efetuados reparos no sistema elétrico, com o intuito de garantir mais segurança aos expositores, ao público e atender as normas de segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros e também, no sistema hidráulico.

            Cabe destacar o trabalho que o sindicato realizou em parceria com a  ABCCC – Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos, para viabilizar a elevação do nível do dique de contenção ao lado do Arroio Sapucaia, proporcionando mais segurança aos expositores em caso de um volume elevado de chuvas. Com o mesmo intuito, também foi construída uma casa de bombas e locado um gerador para garantir o funcionamento das bombas caso faltasse energia no parque.

               O SIMERS contou com patrocínio do Banrisul, Badesul e BRDE durante a 38ª Expointer.