Notícias
A retrospectiva do volume de negócios na área destina às máquinas agrícolas é positiva
Neste ano estamos realizando a 38ª edição da Expointer - Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários. Essa edição marca o 13º ano que o SIMERS está administrando a área das máquinas e implementos agrícolas no Parque, administração essa que permanecerá pelos próximos 24 anos, conforme permissão de uso da área assinada no ano passado com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
Cabe destacar, que a área exclusiva para a exposição das máquinas e implementos agrícolas passou a existir em 2002 e desde então, sob a administração do SIMERS apresenta um crescimento significativo no volume de negócios. Anterior a esse período, sem um espaço especifico para o setor, a venda de maquinário agrícola não atingia números acima de 30 milhões. De 2002 até 2011 os números dos negócios efetivados passaram de 125 milhões para 834,7 milhões. Já nas três últimas edições, a comercialização do setor ultrapassou o marco de 2 bilhões, alcançando em 2013, o patamar de 3,2 bilhões.
Durante todo esse período que o SIMERS está à frente desta área, existe uma preocupação em desmistificar a imagem de que a Expointer é uma feira show, visto que, a retrospectiva dos negócios efetuados nos últimos anos reflete que estamos falando de uma feira com um caráter muito mais negocial do que festivo. Fato que fica evidente pelo destaque que a Expointer tem no cenário nacional, onde é considerada a maior feira do agronegócio do segundo semestre do país e com grande relevância no cenário internacional.
O presidente do SIMERS, Claudio Bier, destaca o envolvimento das empresas e a energia de trabalho para garantir o sucesso da feira. “Desde 2002, presido a entidade e acompanho de perto a evolução da Expointer, a cada ano que passa, as empresas estão mais preocupadas em oferecer para os clientes o melhor que possuem em inovação e tecnologia das máquinas, assim como, em ter um estande acolhedor com uma equipe qualificada para recepcionar os clientes e viabilizar as negociações”, destaca Bier.
Para a edição de 2015, no entanto, o presidente está mais cauteloso. “Sabemos que o cenário não está favorável para o setor de máquinas agrícolas, a economia está estagnada de um modo geral, mas temos a esperança que a Expointer comece a alavancar o setor para as vendas despontarem”, destaca Bier.
DEPOIMENTOS SOBRE A RETROSPECTIVA DA EXPOINTER
Ragde Venquiarutti Paz – Marketing Grupo Fockink
Termos uma área na Expointer para exposição de máquinas e tecnologias não só é relevante quanto fundamental, para que o público acesse as tecnologias apresentadas. Ao longo dos anos a área de máquinas demonstrou seu potencial estruturando-se, oferecendo conhecimento e tecnologia de ponta através das fabricantes, viabilizando negócios e colocando a feira no calendário dos principais eventos de máquinas do agronegócio gaúcho e brasileiro. Ao Simers e às empresas que acreditaram nesta iniciativa em 2002, cabe o legado de ter iniciado este processo que hoje possui o resultado prático e positivo de ter tornado a Expointer um acontecimento com perfil voltado também aos lavoureiros e prestadores de serviços sem perder sua essência da pecuária, comércio e entretenimento.Jalmar
Jalmar Martel – Diretor Presidente da IMASA
As Feiras e exposições são espaços utilizados pelas empresas para apresentação de seus produtos, a Expointer de Esteio no Rio Grande do Sul, tem sido um espaço nobre que ao longo dos anos vem oferecendo condições aos empresários para apresentar seus equipamentos durante os nove dias do evento.
Com a participação do Simers, houve uma melhora significativa no espaço dedicado as Máquinas e Implementos Agrícolas. A partir da relocalização da área exclusiva dedicada ás Máquinas e Implementos Agrícolas, a feira tornou-se referência na apresentação de novidades e hoje é também referência em negócios, dada à atuação dos agentes financeiros durante a feira.
Anualmente estão sendo feitas melhorias no aspecto físico do parque e na maneira de negociação, estes fatores tornam a feira relevante no sentido de alavancar os negócios. Para o expositor esta área reservada as Máquinas e Implementos ficou bem melhor no sentido de atendimento aos clientes, pois a maioria das pessoas que vão aos estandes são pessoas relacionadas aos negócios do campo, são agricultores, que querem informações ou estão dispostos a efetuar negócios.
As feiras vivem de novidades, é preciso inovar até mesmo, na forma de distribuir as máquinas no estande e lembrar que o mais importante numa feira é o visitante. Muitos chegam e outros tantos passarão em frente ao estande, é preciso sempre inovar e chamar a atenção com um diferencial sobre o ano anterior e lembrar-se que a feira tem três momentos importantes: o antes, o durante e o depois.
Nesta edição da Expointer 205, o SIMERS conta com o patrocínio do Banrisul, Badesul e BRDE