Notícias

23/06/2015
Reunião da CIEPEL é marcada por preocupação com o futuro do setor leiteiro

            Na última segunda-feira, dia 22, na sedo do SIMERS foi realizada a segunda reunião ordinária, no ano, da CIEPEL – Comissão das Indústrias Fabricantes de Equipamentos para a Pecuária do Leite.

            A reunião teve como principal destaque a preocupação em relação à situação econômica do país, do Estado e, em especial, os recentes acontecimentos envolvendo a cadeia produtiva do leite, que afeta um grande número de indústrias do Rio Grande do Sul. Para tanto, foram discutidos assuntos, considerados pelos membros da CIEPEL, vitais para a saúde do setor das indústrias e consequentemente, para a manutenção de milhares de postos de trabalho que hoje estão vulneráveis sob o risco real de fechamento.

            Dentre as principais temáticas abordadas, destacam-se:

            - Os critérios equivocados do MDA que permitem financiamento de equipamentos usados. O que é considerado um absurdo pelas empresas integrantes da CIEPEL, dada à importância e o impacto que esses equipamentos têm na sanidade dos animais e qualidade do leite.

            -  A utilização indevida dos códigos das indústrias por parte das pessoas e empresas que comercializam tais equipamentos sem conhecer os fabricantes.

            - A possibilidade de burlar as normas do programa na medida em que o financiamento de equipamentos no valor de até 5 mil reais dispensa a necessidade de ter o código do cadastro do produto. Além de que, a soma de vários equipamentos até esse valor permite a aquisição de uma ordenhadeira completa.

            - A exigência de um novo recadastramento num formato em que, no entendimento das filiadas à CIEPEL, é substituída a tradicional descrição técnica de composição e estrutura do produto, na medida em que passa a exigir um grau de personalização que inviabiliza uma licitação sem que fique caracterizada uma determinada marca. Outra preocupação mencionada na reunião foi com relação à imposição de uma relação individualizada com o MDA, que é vista como inibidora e prejudicial para o fortalecimento das estruturas organizadas do setor.