Notícias

04/05/2015
SIMERS na Feira Com Você - Encerramento da 22ª AGRISHOW

 

            Na última semana, de 27 de abril até 1º de maio, o SIMERS esteve participando da 22ª edição da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação (Agrishow), em Ribeirão Preto – SP.

            Na ocasião, os representantes da entidade divulgaram ações e projetos do Sindicato. Além de realizarem algumas agendas com entidades nacionais, em prol do setor industrial.

            No segundo dia da Agrishow, a principal agenda foi a reunião realizada pelo MDA com as entidades parceiras: SIMERS, Abimaq e Anfavea. A reunião foi conduzida pelo Coordenador Nacional do Mais Alimentos, Lucas Ramalho e teve como pauta, a discussão sobre os próximos passos do programa. Com destaque para o anúncio feito pelo coordenador, segundo ele, a partir do mês de maio, será implementada a nova plataforma, com a lista dos produtos do Programa Mais Alimentos recadastrados. Neste ambiente virtual os produtos estarão identificados com o nome e a marca  de cada empresa participante do programa.

            A maior parte do tempo foi destinada para as visitas aos estandes das empresas associadas. Na oportunidade, foi possível trocar ideias com os associados, falar dos projetos da entidade, ouvir demandas que são do interesse coletivo e fazer um balanço da feira. Constatou-se, após conversa com os associados, que a maioria das empresas estava realizando vendas abaixo do esperado e com números de negociações efetivadas menores, em comparação a feira realizada no ano anterior (2014). Na Fan Page do sindicato: SIMERS Sind Maq Agric, é possível conferir alguns registros das visitas realizadas.

            Na sexta-feira, último dia da Agrishow, foram divulgados os números preliminares. Quando foi possível visualizar o cenário que as empresas já estavam prevendo. A 22ª Agrishow, embora tenha mantido o número de visitantes em torno de 160 mil, não alcançou o que estava projetado, que era manter os mesmos números de 2014, R$ 2,7 bilhões negociados. Ao contrário, a feira teve uma queda de 30% nas negociações, atingindo R$ 1,9 bilhões.

            De acordo com o presidente do SIMERS, Claudio Bier, esses números são o reflexo da instabilidade econômica. ”Estamos passando por um momento delicado, de muitas incertezas, a nossa esperança é que com o anúncio do Plano Safra que está previsto para o dia 19 deste mês, a situação do setor comece a melhorar.”, destaca Bier.