Notícias
Embaixador de Gana recebe lista de equipamentos do Mais Alimentos Internacional
O embaixador da República de Gana no Brasil, Wallace Gbedemah, recebeu, nesta terça-feira (25), a lista de equipamentos que podem ser adquiridos pelo país africano por meio do Programa Mais Alimentos Internacional, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). O documento inclui, indústrias brasileiras habilitadas no programa interessadas em negociar com o país na venda, além da cotação de preços das máquinas e dos implementos agrícolas.
A lista será enviada pelo embaixador ao governo de Gana, que vai escolher os equipamentos com potencial de compra. “Os próximos passos são reunir a comitiva técnica ganesa com as entidades que representam a indústria. Depois, os técnicos podem visitar as empresas que julgarem mais apropriadas e iniciarem as negociações”, explicou o coordenador do Mais Alimentos, Marco Antônio Viana Leite.
Wallace Gbedemah disse estar feliz com a oportunidade e espera que a os equipamentos e implementos sejam comercializados até o final do ano. “Como os brasileiros gostam de dizer, nós estamos com a bola e, certamente, vamos jogar. Sabemos da qualidade dos produtos e estamos muito interessados”, afirmou o embaixador.
Cuba e Zimbábue já podem adquirir máquinas
Também nesta terça-feira, foi aprovado, no Comitê de Financiamento e Garantia das Exportações (Cofig), o financiamento das máquinas para Cuba e Zimbábue. Os dois países receberam a lista de equipamentos em 2013, demonstraram interesse em determinadas máquinas e receberam o aval para efetuar a compra. “Os tranches de Cuba e do Zimbábue foram aprovados. A expectativa é que eles já adquiram os produtos e os recebam nos próximos três meses”, salientou Marco Antônio.
Atualmente, seis países recebem cooperação no âmbito do Mais Alimentos Internacional: Gana, Zimbábue, Senegal, Moçambique, Quênia e Cuba.