Notícias

19/11/2013
Ministro cubano se reúne com empresas associadas ao SIMERS

Nesta quarta-feira (20), no Palácio Piratini, o ministro de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro de Cuba, Rodrigo Malmierca Díaz, a nova embaixadora de Cuba no Brasil, Marielena Ruiz Capote, e uma  comitiva comercial  vão participar de uma agenda intensa com o governo do estado do Rio Grande do Sul e com as empresas associadas ao SIMERS. 

As atividades começam  às  10h30, no Salão Alberto Pasqualini, no Palácio Piratini, onde vão ser tratados temas como a  aquisição de máquinas agrícolas e também detalhar os projetos de cooperação bilateral que estão sendo desenvolvidos entre o Rio Grande do Sul e o país caribenho, desde 2012.

Às 14h, seguem para a  Fiergs, onde o ministro cubano realizará a palestra "Oportunidades de negócios em Cuba",  para as empresas associadas ao Simers.  Será feita uma exposição sobre a Zona Especial de Desenvolvimento Mariel (ZEDM), região junto ao porto da cidade cubana, situada a 40 quilômetros da capital Havana. A obra de US$ 900 milhões, que irá modernizar o porto de Mariel, é administrada pela Odebrecht por meio de sua subsidiária, a Compañía de Obras en Infraestructura (COI) e terá 80%  da obra financiada pelo BNDES. A previsão de início das operações é para 2015.

O presidente do SIMERS, Claudio Bier, destaca a importância desta proximidade do ministro com o Rio Grande do Sul e com as empresas de máquinas agrícolas. “O governador Tarso Genro fez um esforço muito grande para criar esta oportunidade para estreitar negócios com Cuba e, principalmente, aumentar a possibilidade de exportação de máquinas agrícolas para este país. Esperamos exportar para lá senão no fim de 2013 no início de 2014”.