Notícias

01/09/2013
Brasil e África assinam memorando de entendimento

Nesta quinta-feira (29), no estande do SIMERS, na 36º Expointer, ocorreu a assinatura de um memorando de entendimento entre o Brasil, por meio do Programa Mais Alimentos Internacional, Zimbábue, Moçambique, Senegal e Gana. Com a assinatura do documento, esses países poderão dar início às negociações para melhorar a vida dos agricultores familiares, que poderão produzir mais e melhor.
O Programa Mais Alimentos Internacional é uma iniciativa do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) em parceria com os ministérios das Relações Exteriores (MRE) e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). Criado em 2012, a partir do Mais Alimentos África, a ação prevê o financiamento de tecnologia adaptada às realidades de cada local, ampliando a produção e a produtividade dos estabelecimentos da agricultura familiar. Até o momento, foram disponibilizados U$ 470 milhões para serem utilizados pelos países.
O coordenador do Programa no MDA, Marco Antonio Viana Leite, da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), explica que o memorando oficializa o acordo entre os países. “Primeiro, assinamos um Plano de Cooperação Técnica (PCT). A partir daí, visitamos os países, vemos o que eles têm de demanda e, em cima disso, assinamos o memorando de entendimento, que é a confirmação de tudo isso. Com o memorando, estamos dizendo que vamos disponibilizar o recurso”, diz.
Para Marco Antonio, essa assinatura durante a Expointer será interessante para todos os países. “É na Expointer que temos a maior venda de máquinas para a agricultura familiar em um só local, no Brasil. Para nós, é muito interessante, pois os embaixadores desses países vão poder conhecer nossos produtos”, comenta.
Assinaram o documento o ministro do MDA, Pepe Vargas, e o ministro de Economia e Finanças do Senegal. Os embaixadores de países da África também presenciaram o ato.

Simers, inovação é a nossa área. E Banrisul, o banco oficial da Expointer.