Notícias
Integrante do Conselhão adverte para risco à indústria com aumento de impostos
O presidente do Sindicato da Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul, Cláudio Bier, rebateu as declarações do secretário da Casa Civil, Carlos Pestana, e do governador Tarso Genro, que afirmaram que o aumento de impostos pode ser alternativa para financiar o passe livre a estudantes em todo o Estado. A possibilidade foi cogitada durante debate sobre o tema no Conselhão e partiu de lideranças estudantis, com a anuência do secretário da Casa Civil.
Segundo Bier, que é integrante do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, a indústria gaúcha corre o risco de quebrar com uma nova taxação, já que a concorrência é forte de países como a China, Índia e até europeus. O futuro projetado por Bier diante de mais tributações é de transformação do Rio Grande do Sul em uma espécie de Paraguai, comercializando apenas produtos de fora. Bier enfatizou que já demonstrou esse posicionamento em reuniões do Conselho, diretamente, ao governador.
Em contrapartida, Tarso Genro declarou que existem R$ 10 milhões garantidos para o passe livre estudantil em regiões metropolitanas, conforme projeto do Estado protocolado na Assembleia Legislativa. Tarso ainda adiantou que uma nova proposta tende a gerar um outro debate e, por isso, não há intenção concreta de aumento de impostos, a menos que haja um consenso.
A assessoria do Palácio Piratini frisou, ainda, que, ainda nesta semana, por decreto, o governador reduziu o imposto de 18 setores, entre eles a indústria calçadista, com o objetivo de estimular a competitividade.