Notícias

26/03/2013
Senegal acelera processo para receber máquinas do Mais Alimentos
O Programa Mais Alimentos África foi tema da reunião realizada nesta sexta-feira (22) entre o ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Pepe Vargas, e o ministro da Agricultura do Senegal, Abdoulaye Baldé. Na oportunidade, o país africano apresentou ao Governo Federal uma carta de crédito específica para o programa. A medida deve acelerar o processo de financiamentos de máquinas e implementos agrícolas para a agricultura familiar senegalense.

O Programa Mais Alimentos África é uma linha de crédito do governo brasileiro para promover iniciativas no âmbito da Cooperação Sul–Sul. “Para o governo brasileiro as relações Sul-Sul são extremamente importantes. E, por causa disso, não nos interessa somente vender as máquinas. Nós também temos muito interesse em colaborar com a agricultura familiar dos países”, afirmou o ministro Pepe Vargas.

Senegal foi o quarto país africano a aderir ao programa. O protocolo de cooperação técnica foi firmado no fim de 2011. Ao participar do Mais Alimentos África, o país recebe capacitação técnica rural custeada por empresas brasileiras e crédito para adquirir, no Brasil, máquinas específicas para a agricultura familiar.

O Mais Alimentos Brasil foi criado pelo Governo Federal em 2008. A iniciativa oferece uma linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)  para promover a modernização produtiva das unidades familiares agrícolas  em todo o território nacional. O programa atende projetos individuais e coletivos com juros de 2% ao ano, até três anos de carência e prazo de pagamento do empréstimo de até 15 anos.