Notícias

09/03/2013
Números da Expodireto Cotrijal surpreendem organizadores

Os números finais da 14ª Expodireto Cotrijal surpreenderam até mesmo a comissão organizadora da feira. Emocionado e eufórico, o presidente da Cotrijal, Nei Mânica, anunciou no final da tarde desta sexta R$ 2.521.148,00 em negócios encaminhados. O resultado é mais do que o faturamento da última Expointer e superou em 128% o total registrado não ano passado.

Acompanhado dos coordenadores das 14 comissões de organização da feira, Mânica revelou que esperava um resultado positivo, mas os números foram além da expectativa. “Esta foi a maior e melhor Expodireto de toda a história. Todos os números foram superados. Isso é consequência de um trabalho organizado de nossos colaboradores, do apoio incondicional da imprensa e da participação e apoio de nossos patrocinadores.”

Para o presidente, as condições favoráveis do agronegócio e os incentivos dados pelo governo federal à agricultura, colaboraram para o sucesso da feira. O público que visitou o parque da Expodireto Cotrijal durante os cinco dias de feira também ultrapassou, em 20%, o registrado no ano passado. Foram 223.400 este ano e 185.500 em 2012. “São números impressionantes que mostram a força da cooperativa, formada por 85% de pequenos agricultores e do agronegócio brasileiro, que impulsiona o desenvolvimento de nosso país.

O número surpreendeu até o mais otimista. O presidente do Simers, Claudio Bier, que na abertura do evento projetou vendas de R$ 2 bilhões, atribuiu o resultado aos bons negócios com a safra. “Neste ano, a regra do juro estava bem definida dando segurança financeira ao produtor.”

Mânica destacou a grande presença de lideranças políticas durante o evento. “Neste ano, tivemos a maior representatividade política da história da Expodireto, com a interiorização do governo do estado e a presença de dois ministros: o da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho e o do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Faltou somente a presidente Dilma”, comentou.

A próxima Expodireto Cotrijal já está marcada: será de 10 a 14 de março de 1014. Até lá, a comissão organizadora da feira pretende acertar questões relacionadas à alimentação e o acesso às rodovias que conduzem ao parque. “Temos que melhorar mais nossa estrutura na praça de alimentação e também vamos tentar resolver o problema nas rodovias de acesso ao município e ao parque para evitar engarrafamentos.”