Notícias

22/10/2012
Mais Alimentos Internacional avança negociações com Cuba

O presidente do Simers Cláudio Bier esteve dois dias em Brasília para reunião com representantes de Cuba para esclarecer questões técnicas relacionadas ao programa Mais Alimentos Internacional, iniciativa que está fortalecendo as perspectivas de negócios entre Brasil e Cuba, principalmente entre Rio Grande do Sul e o país caribenho. O objetivo é avançar as negociações entre os dois países ainda antes da visita da comitiva gaúcha à ilha no início de novembro.

O programa Mais Alimentos Internacional é uma parceria entre Simers e MDA, que pretende estabelecer relações comerciais com o país cubano. O governo federal destinou uma linha de crédito especial de R$ 200 milhões para estimular as negociações entre Brasil e Cuba. Paralelo a este movimento federal, o setor industrial gaúcho está atuando através do Simers e do governo do Estado do RS para conquistar este mercado em potencial. O governo cubano manifestou interesse na importação de máquinas e equipamentos agrícolas fabricados no Rio Grande do Sul e acrescentou que deseja atrair plantas industriais para seu país.  Este é um dos temas mais avançados e que poderá apresentar os primeiros resultados entre Brasil e Cuba.

O presidente do Simers Cláudio Bier, vai a Cuba com a comitiva do governo gaúcho. Ele acredita este é um passo importante para as relações comerciais entre os dois países. “Cuba é um mercado novo que está se abrindo para o Brasil. A comitiva gaúcha com a presença do governador Tarso Genro é muito importante porque credencia a possibilidade de parceria entre Cuba e Brasil e, principalmente, com o Rio Grande do Sul”, afirma.  

O governador do RS Tarso Genro vai participar da missão, que vai ser entre os dias 1º e 5 de novembro, e deve ser composta por um grupo de cerca de 40 empresários, secretários estaduais e representantes de instituições gaúchas.  Além de firmar contratos e estabelecer parcerias com o governo cubano, o grupo vai participar da 30ª Feira Internacional de Havana, que ocorre de 4 a 9 do próximo mês. A Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) vai estar presente na feira com o pavilhão Brasil para apoiar e representar as empresas brasileiras. As companhias gaúchas, além de ter o apoio da Apex , vão contar com o apoio dos representantes estatais gaúchos e do Simers.