19/06/2012
Barreiras dos dois lados
Se de um lado os exportadores brasileiros sofrem com a imposição das barreiras argentinas à entrada de produtos verde-amarelos, agora a dificuldade ficou um pouco maior diante da operação padrão dos funcionários da Receita Federal. Ou seja, entraves dos dois lados.
Na sexta-feira, uma reunião promovida pela bancada gaúcha e pela Fiergs voltará a discutir o crescente impedimento a exportações brasileiras para o mercado argentino. Um dos prejudicados pela situação – setor de máquinas e implementos agrícolas – estará no encontro para um novo alerta.
Além do fato de que algumas empresas do setor já transferiram parte de suas instalações para o país vizinho – a mais recente é a New Holland, do Paraná –, Claudio Bier, presidente do Sindicato de Máquinas e Implementos Agrícolas do Estado, vai advertir que o Brasil começará também a perder em exportações. Reflexo do fato de que o incentivo dado pelo governo argentino para exportação é quatro pontos percentuais acima do brasileiro: 14% ante 10% aqui:
– O prejuízo tende a ser gigantesco.
Publicado em Zero Hora de 19/06/2012