07/02/2012
Expansão do Mais Alimentos é tema de reunião do ministro Florence com setor de maquinário
A expansão do programa Mais Alimentos – que financia projetos de investimento para a agricultura familiar em bancos públicos e privados, com juros subvencionados – foi o tema da reunião que o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, teve nesta quinta (02) com representantes da Anfavea, Abimaq e Simers, todas representantes do setor de produção de máquinas e tratores agrícolas. O Mais Alimentos estimula a aquisição desse tipo de equipamento pelos agricultores familiares, a fim de mecanizar e impulsionar sua produção e produtividade.
O MDA está investindo numa nova estratégia do Mais Alimentos para 2012, que inclui o fortalecimento da agricultura familiar via territorialização da ação, uso da Rede Brasil Rural como instrumento de fomento e capilaridade, ampliação dos empreendimentos participantes e dos canais de comercialização – inclusive no braço internacional do programa, o Mais Alimentos África. Desde o ano safra 2008/2009, o Mais Alimentos possibilitou o financiamento de aproximadamente R$ 7 bilhões, atendendo a mais de 130 mil agricultores. O ministro Florence antecipou que o MDA pretende agendar encontros com os governos estaduais para incentivá-los a pagar os juros do programa, desonerando ainda mais o agricultor familiar.
O programa
O Mais Alimentos é uma linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), criada pelo MDA em 2008 para estimular a modernização produtiva das unidades familiares agrícolas de todo o País.
O Programa tem o objetivo de modernizar as unidades produtivas da agricultura familiar que lidam com as seguintes cadeias produtivas: apicultura, aquicultura, avicultura, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite, caprinocultura, fruticultura, olericultura, ovinocultura, pesca e suinocultura, além da produção de açafrão, arroz, centeio, feijão, mandioca, milho, sorgo e trigo.
Os investimentos em infraestrutura das propriedades familiares propiciados pelo Mais Alimentos contemplam colheitadeiras, tratores, veículos de transporte de máquinas e equipamentos agrícolas, além de projetos para a correção e recuperação de solos, resfriadores de leite, melhoria genética, irrigação, implantação de pomares e estufas e armazenagem.