22/08/2011
FIERGS contará com MDIC na interlocução do Plano Brasil Maior
A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS) trabalha para que o Plano Brasil Maior, anunciado pelo governo federal, seja adaptado à realidade do Estado e atenda às características específicas dos segmentos industriais gaúchos. Nesta segunda-feira (22), o presidente da FIERGS, Heitor José Müller, reuniu-se com o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Alessandro Teixeira, na sede da entidade, em Porto Alegre. Em sua conversa com Teixeira, Müller observou que a política industrial do governo federal é uma boa iniciativa, pois coloca um plano básico de medidas de estímulo ao crescimento e quebra tabus, como a implantação do Reintegro, a partir do qual será possível a devolução de até 4% do valor exportado em manufaturados. "A FIERGS se propõe a colaborar com propostas concretas", disse o presidente da FIERGS.
A partir de consultas realizadas junto aos sindicatos filiados à Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul aos diferentes segmentos de atividades do Estado, a entidade encaminhará algumas propostas para a nova política industrial. "Há a necessidade de aprimoramentos e de cuidados com a regulamentação do plano", destacou Müller.
Teixeira afirmou que a visita, a sua primeira à FIERGS desde a posse da nova diretoria, no mês passado, abordou pautas futuras a serem discutidas entre a indústria gaúcha e o ministério. "Várias questões importantes precisam ser trabalhadas. Como dissemos no lançamento do plano, é o primeiro grupo de medidas que estamos implementando. O que nós fizemos foi colocar o Ministério à disposição para interlocução com a indústria gaúcha. Em uma data a ser marcada, o ministro estará aqui no Estado, haverá a oportunidade de conversar e terei a oportunidade de detalhar as medidas depois de regulamentadas", comentou Teixeira.