09/06/2011
Vendas de máquinas agrícolas devem fechar 2011 com crescimento aproximado de 20%
As vendas de máquinas agrícolas devem fechar o ano de 2011 com um crescimento de aproximadamente 20%. Apesar disso, representantes do setor estão preocupados com o próximo ano. Eles afirmam que a mecanização no campo ainda é pequena e está abaixo das expectativas.
Nesta quarta, dia 8, em São Paulo tomou posse a nova diretoria da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq). O presidente, Celso Casale, divulgou dados do setor.
Nos primeiros quatro meses do ano, houve um crescimento de 21% do faturamento em relação ao mesmo período do ano passado. O acumulado do mês de janeiro até abril deste ano já soma R$ 2,4 milhões.
Em 2010 a venda de máquinas e equipamentos agrícolas, exceto tratores e colheitadeiras, chegou a R$ 7 bilhões. A expectativa é encerrar o ano entre 15 e 20% acima deste valor.
Apesar da estimativa de resultados positivos em 2011, a preocupação da entidade é com o próximo ano. A avaliação do setor é de que a mecanização no campo ainda é muito pequena.
Durante a Agrishow - 18ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, em Ribeirão Preto, Casale entregou ao ministro da Agricultura, Wagner Rossi, uma proposta solicitando taxas segmentadas de juros para financiar equipamentos de acordo com o perfil dos produtores rurais, o que facilitaria o acesso ao Programa de Sustentação do Investimento, o PSI.