24/02/2011
Tramontini lança novos tratores para agricultura familiar e cultura do café
A Tramontini Tratores uniu potência e economia para colocar no mercado um novo trator para a agricultura familiar e dois modelos para a cultura do café. A empresa gaúcha, com matriz em Venâncio Aires (RS), lançou hoje o trator T8075-4 Série Brasil, de 80cv de potência, que passa a posicionar a Tramontini entre as grandes fabricantes do segmento, a maioria delas multinacionais. O lançamento do novo modelo foi feito durante coletiva de imprensa na Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre. Na ocasião, a empresa também apresentou dois tratores cafeeiros, de 32cv e 50cv, que deverão concentrar as vendas nos mercados de Minas Gerais e Espírito Santo.
Com o novo trator de 80cv, a empresa ingressa na categoria de potência que mais cresceu no Brasil nos últimos três anos. O novo modelo visa a atender, principalmente, a produção de grãos da agricultura familiar, em propriedades de até 50 hectares, e demandou investimentos de cerca de R$ 10 milhões, aplicados entre o desenvolvimento do projeto e a criação de linhas de montagem na fábrica. Para 2011, o modelo de 80cv será fabricado em uma nova linha de produção, que exigiu a ampliação do parque industrial da empresa, atualmente com 16 mil metros quadrados de área construída.
O novo trator atingirá um segmento de agricultores que trabalha em propriedades agrícolas de até 50 hectares e chegará às mãos do produtor com preço similar ao modelo de 75cvs comercializado pelo programa Mais Alimentos, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), que custa R$ 75,8 mil no Estado. Na sua configuração estão presentes o motor diesel de alta tecnologia, de 4 cilindros, de baixo consumo de combustível, oferecendo baixa rotação de trabalho, curvas de potência e torque acima da média e baixo nível de ruído. A transmissão tem comandos de câmbio com 24 marchas à frente e 8 para ré, com sistema de super reduzida. O teto traz sistema de evacuação da água da chuva.
“Com este lançamento, além de colocar no mercado um produto de excelente custo-benefício, a Tramontini dá uma demonstração de sólido crescimento, pois o novo trator consolida nossa equipe de engenharia e nos motiva a continuar projetando e construindo máquinas para a produção de alimentos no Brasil”, afirma o diretor da Tramontini, Júlio Tramontini. O gerente comercial da empresa, Docelino Santos, explica que a busca por novos nichos de mercado será uma constante. "O modelo 80 cv é uma máquina configurada para uso na produção de grãos, mas já estamos trabalhando numa versão mais compacta para uso na fruticultura", destaca.
Os novos tratores Tramontini chegam ao mercado com um importante diferencial de economia. Em média, os modelos consomem 15% menos combustível do que os veículos similares de outras marcas. Da mesma forma, a reposição de peças é facilitada por preços em média até 30% mais baratos do que os concorrentes.
Os novos tratores cafeeiros chegarão ao mercado com o diferencial de serem os modelos mais estreitos, com apenas 1m17cm de largura. Esta característica facilita a circulação dos tratores entre os cafezais.
PERFIL
Fundada em 1984 por Derci Tramontini, filho de imigrantes italianos que se radicaram no Vale do Rio Taquari, a Tramontini Implementos Agrícolas iniciou suas operações em uma região de vocação e produção primária. No princípio, a empresa produzia carretas agrícolas. As atividades foram ampliadas com a construção de microtratores de 12cv e 18cv e, depois, com tratores de quatro rodas. Em 2008, foi desenvolvida a linha de tratores Série Brasil, lançados no início do ano de 2009. Esta linha surgiu com o objetivo de atender ao programa Mais Alimentos, que financia máquinas agrícolas para a agricultura familiar com juro baixo e prazo alongado de pagamento.
Atualmente a empresa gera 130 empregos diretos e ocupa uma área de 46 mil metros quadrados. Nos últimos anos, caracterizou-se por saltos de crescimento, alto investimento na qualidade dos produtos e constante qualificação dos revendedores, com treinamento na fábrica. O melhor atendimento no pós-venda também ajudou a impulsionar os negócios e a consolidar a marca Tramontini em todo o Brasil. Como reconhecimento, recebeu em 2009 com o prêmio Melhores do Agronegócio, da revista Globo Rural.