Simers projeta crescimento de 10% para setor de máquinas agrícolas em 2011
O presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (Simers), Claudio Bier, projetou, em entrevista ao programa Papo de Economia desta segunda, crescimento de 10% para o setor em 2011. Em 2010, o crescimento foi de 24%, sobre o resultado de 2009, ano da crise.
— Nós estamos também este ano otimistas. Tem alguns fatores que estão nos ajudando, por exemplo, a safra brasileira vai ser uma safra recorde, o preço da soja, apesar de o dólar estar baixo, está muito bom, hoje a soja está a R$ 50 a saca, com produtividade muito boa. Tudo isso vai facilitar as nossas vendas e fazer com que os nossos associados cresçam, eu calculo, no mínimo uns 10%.
Confira a íntegra da entrevista:
Segundo Bier, o setor pleiteia a prorrogação do Programa de Sustentação do Investimento (PSI), que deve terminar em março, e discute qual deverá ser o juro no caso da continuidade do programa.
— Estamos trabalhando na prorrogação. Há um questionamento de juro. Nós até achamos que deve continuar (o mesmo juro), sim, porque o Brasil hoje tem o segundo maior juro real do mundo. E hoje os nossos concorrentes não estão mais aqui dentro, estamos concorrendo com a China, e a própria Europa está vendendo aço aqui mais barato que o nosso. Nós temos que nos dar conta que o Brasil é a bola da vez. Temos que resguardar as indústrias brasileiras para conseguir manter os nossos empregos aqui. Queremos igualdade de condições.