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22/11/2010
Semeato recebe visita de estudantes

Conhecimento prático e integração com a indústria. Foi com este propósito que a Semeato recebeu cerca de 40 alunos do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Sertão. A visita técnica aconteceu na quinta-feira, 18 de novembro, e reuniu alunos do curso profissionalizante em técnico agropecuário. O treinamento foi ministrado pelo engenheiro agrônomo Eduardo Copetti, gerente de Desenvolvimento de Mercado/Produto. Para Copetti o treinamento foi importante para consolidar a parceria da Semeato com o Instituto. “Com esse treinamento, os alunos se familiarizam com a linha de produtos da empresa, uma vez que, em breve estes alunos estarão desenvolvendo suas atividades profissionais no campo”, pontua. Os acadêmicos foram divididos em duas turmas e receberam informações técnicas, além de conhecerem os processos de fabricação e montagem. De acordo com o engenheiro agrônomo e técnico administrativo do IFRS, Harvey Silva Ramos, a visitação às fábricas da Semeato são feitas há vários anos. “A escola tem uma parceria muito antiga e forte com a Semeato, tanto na parte de fornecimento de máquinas, quanto no fornecimento de estágios”, explica. A parceria destacada por Copetti e Ramos permite que a escola utilize as máquinas da Semeato, de forma que os alunos conheçam e trabalhem com tecnologia de ponta. “A escola só trabalha com máquinas da Semeato. A empresa oferece as plantadeiras, inclusive, há alguns dias recebemos uma máquina nova”, informa, lembrado que os modelos que a escola dispõe são TD 220, SHM 11/13, PAR 2800 e, recentemente uma SHM 15/17. Conforme Ramos, a escola utiliza as máquinas para as aulas práticas, mas também faz a semeadura de aveia, trigo, centeio, triticale, sorgo, aveia e o plantio de soja e milho, e produção de sementes e grãos comerciais. Na opinião dele, os alunos representam o elo entre onde o polo tecnológico e de conhecimento que seriam a indústria e a escola, com o campo. O visitante e aluno Irineu Marcolin não conhecia a fábrica da Semeato. “É importante porque assim conheci a fábrica e os processos de produção, desde a fabricação de peças até a montagem”, observa. O que mais surpreendeu o aluno foram as máquinas múltiplas. “Muitas coisas não sabia, como a diferença entre semeadoras e plantadeiras. Fiquei surpreso em saber que é possível ter as duas em uma única máquina, oque reduz o custo e é possível plantar culturas diferentes com a mesma máquina”, constata ele.