28/07/2010
Máquinas agrícolas fecham semestre em alta
A indústria de máquinas e implementos agrícolas registrou faturamento de R$ 3,4 bilhões no primeiro semestre de 2010, alta de 32,6% em relação ao mesmo período de 2009. Dados da Abimaq, divulgados ontem, ainda revelam índices positivos para as exportações, que cresceram 41,2% e as importações, que tiveram aumento de 12,5% em comparação com o primeiro semestre de 2009.
Segundo o diretor da Abimaq, Celso Casale, a prorrogação do Finame PSI e o aumento do limite do Mais Alimentos impulsionaram as vendas. "A economia funcionando melhor este ano alavanca todos os setores, inclusive o nosso." Para ele, a alta nas importações é reflexo da queda do dólar e também da base de comparação pequena. Já as exportações resultam da recuperação do mercado externo, especialmente da América Latina. "Esperamos ter um segundo semestre equivalente. Especialmente se as commodities aumentarem." A alta procura por tratores, favorecida pelo crédito, deve gerar demanda represada por implementos e estimular os negócios nos próximos seis meses.
Apesar de não ter divulgado balanço semestral, o presidente do Simers, Cláudio Bier, espera resultados positivos. A oferta de crédito deve influenciar a Expointer, quando Bier espera igualar os R$ 795 milhões negociados em 2009. "É incentivo para renovar a frota", salienta. A feira irá receber mais 30 empresas em 2010.