22/03/2010
Máquinas agrícolas movidas a biodiesel
A indústria de máquinas e implementos agrícolas está pronta para atender à demanda por motores que operem cada vez com maior porcentagem de biodiesel. O desafio é aproveitar o mercado que se abre para as máquinas de produção de biodiesel nas propriedades.
Atento ao interesse do agricultor em reduzir custos, o mercado se prepara para oferecer alternativas que permitam a produção de biodiesel nas propriedades. A demanda abre um nicho de mercado que, embora incipiente, cresce à medida que a indústria de máquinas e implementos agrícolas oferece novas opções para o uso do combustível em máquinas e tratores dentro das propriedades. "Enquanto o agricultor não tiver equipamentos para fazer o biodiesel na propriedade, não vai aderir às novidades", afirma o presidente do Simers, Claudio Bier. Segundo ele, neste momento, a maioria dos produtores ainda precisa ir à cidade adquirir o combustível e o preço do biodiesel não é convidativo. "É um nicho para o setor de máquinas." Além do novo mercado, ele considera esse passo importante para impulsionar a procura por máquinas e tratores movidos a biodiesel. A Agência Nacional de Petróleo regulamenta a licença para a produção de biodiesel e prevê uso experimental com autorização quando o consumo mensal superar 10 mil litros.
O interesse na aplicação de biodiesel nas máquinas e implementos agrícolas deve aumentar - apesar do preço - com maior consciência ambiental na sociedade. "Os tratores com essa característica terão naturalmente mercado maior", afirma o gerente comercial da Valtra, Paulo Beraldi. Todos os tratores da empresa estão aptos a operar com a mistura de 20% de biodiesel.