04/01/2008
Plantio de arroz é finalizado no RS
Por cerca de um mês, o plantio de arroz no Estado permaneceu em 99% da área de 1,05 milhão de hectares. Mas esta semana os produtores finalizaram a semeadura em todas as regiões gaúchas. De acordo com o acompanhamento do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), houve um acréscimo de 1% na área em relação à expectativa no início do plantio.
Apesar da recomendação apontar para a semeadura até 10 de novembro, uma pequena parte dos arrozeiros gaúchos historicamente atrasa o processo. “Essa área que foi plantada em dezembro e no início de janeiro provavelmente terá uma produtividade baixa”, afirma o diretor técnico do Irga, Valmir Menezes. O diretor ressalta, porém, que 70% da área foi plantada no período correto.
Conforme o levantamento, a expectativa de produtividade se mantém nos mesmos patamares da safra passada, em torno de 6,8 mil quilos por hectare. O boletim técnico do Irga informa, também, que apenas 0,2% das lavouras estão no estágio de emergência. Enquanto que 83,8% das áreas migraram para o estágio vegetativo e 15,98% passaram para o reprodutivo.
“As lavouras estão com bom desenvolvimento no Rio Grande do Sul e os problemas são pontuais, que não devem causar grandes prejuízos”, afirma Menezes. Conforme o diretor, os avisos de chuvas escassas no verão não devem interferir no bom andamento da lavoura. “Os reservatórios, até agora, estão com capacidade para abastecer as áreas plantadas com arroz no Estado”, finaliza.