27/05/2009
Faturamento do setor de máquinas tem queda de 44% no quadrimestre
Receita com as exportações também diminuiu 44%
O faturamento do setor de máquinas agrícolas teve queda de 44% nos primeiros quatro meses de 2009. A falta de renda dos agricultores e o endividamento são os principais motivos apontados nas revendas. Os dados foram divulgados nesta quarta, dia 27, pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), em São Paulo.
Só em abril a queda foi de 13%. A receita com as exportações também diminuiu 44%. E as vendas em baixa levaram os fabricantes a demitir. No último mês, mais de 1,8 mil trabalhadores da indústria de máquinas agrícolas perderam o emprego.
A queda no faturamento do setor de máquinas agrícolas, na verdade, também aconteceu nas demais áreas da indústria de máquinas e equipamentos. No geral, a redução foi de 25% se comparado com os primeiros quatro meses do ano passado. Para a Abimaq, a redução nos investimentos não está ligada só a crise financeira global, mas também a alta carga tributária que incide sobre o setor. Quando se compra uma máquina, em média 25% do valor pago são impostos.
Atualmente os impostos são devolvidos ao comprador, só para quem é pessoa jurídica, e a devolução leva em média três anos. A Abimaq está pedindo ao governo que o ressarcimento seja feito integral no momento da compra.