Notícias

25/03/2009
Expodireto supera crise e fatura R$ 356,86 milhões
Programa Mais Alimentos garantiu vendas das indústrias de máquinas A Expodireto Cotrijal 2009 mostrou superação da crise ao contabilizar faturamento de R$ 356,86 milhões, alta de 19% em relação ao ano passado. Do total, R$ 273,2 milhões foram financiados por Banrisul, BRDE, Banco do Brasil e Sicredi. Outros R$ 34 milhões são pedidos encaminhados a bancos de fábricas e R$ 46 milhões, recursos próprios. O faturamento do Pavilhão Internacional foi de 1,6 milhão de dólares (equivalente a R$ 3,6 milhões, com cotação de R$ 2,26) e o do Pavilhão da Agroindústria Familiar, de R$ 250 mil. 'Pela importância conquistada a cada ano e a dimensão alcançada nesta 10ª edição, sempre mantivemos expectativa otimista', destacou o presidente da Cotrijal, Nei Mânica. Segundo ele, o sucesso comprova que o agronegócio é uma das primeiras e a principal atividade a superar as adversidades do cenário mundial. Em três dias de negociações, o Pavilhão Internacional registrou 408 reuniões entre as empresas gaúchas e os 17 participantes internacionais da Alemanha, Argentina, Bolívia, Colômbia, Hungria, Nicarágua, Panamá, Peru, Polônia e Venezuela. O volume de transações superou em 27% o do ano passado. O público também superou o da edição passada. Passaram pelos portões do parque 162.470 pessoas nos cinco dias de feira, crescimento de 5,8% em relação ao ano passado. Mânica ressaltou que, como já era previsto, o grande diferencial foi o programa Mais Alimentos, que alavancou as vendas no setor de máquinas. A mesma posição tem o presidente do Simers, Claudio Bier, que se mostrou surpreso com o faturamento total, mas satisfeito. 'O programa ajudará o setor a enfrentar a crise, que está sendo superada. Agora o governo federal tem que olhar mais para o médio produtor e estender as condições a esse segmento.' Para Mânica, o mais importante é que os negócios não param ao final da feira. 'Os expositores não vêm a Não-Me-Toque para trabalhar somente por cinco dias, mas aproveitam para mostrar máquinas e equipamentos, comercializar seus produtos e, acima de tudo, estreitar relações com os produtores, o que acaba gerando grandes vendas a partir deste contato.'