05/12/2008
Setor de máquinas agrícolas registra desaceleração
Produção e vendas no mercado interno caíram em novembro
As vendas no setor de máquinas agrícolas em novembro registraram queda de 21% em relação a outubro. Mas, no acumulado do ano, a indústria deve fechar em alta. Os números foram divulgados nesta quinta, dia 4, pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Os anos de 2007 e 2008 foram de recuperação para o setor de máquinas agrícolas. A indústria estava chegando aos patamares de 2004. A chegada da crise econômica desacelerou o setor nos últimos meses. No mês passado, a produção teve queda de quase 16% em relação a outubro e as vendas no mercado interno também caíram.
– Houve uma queda forte, mas o ano vai fechar positivo, o ano de máquinas agrícolas vai apresentar um crescimento importante em relação ao que foi 2007 – diz o presidente da Anfavea, Jackson Schneider.
De acordo com ele, as projeções feitas no início do ano se mantiveram. A produção deve crescer 29% e as vendas no mercado interno 40%, em comparação a 2007.
O setor de máquinas agrícolas, que vinha de dois anos de recuperação, tem um outro cenário para 2009: o de estabilidade. Segundo a Anfavea, no ano que vem a área plantada deve ter uma queda de 0,7% e a produção de grãos no país deve cair 3,3%.
Para tentar manter o ritmo de investimento no setor, o governo vem lançando alguns programas de linha de financiamento. No início da semana o governo de São Paulo anunciou uma linha de crédito no valor de 500 milhões para financiar tratores no Estado.
– Estes programas efetivamente estão trazendo um oxigênio novo. Sem eles provavelmente não se teria condição de acesso à mecanização – afirma o vice-presidente da Anfavea, Gilberto Zago.