Notícias

24/04/2023
BNDES anuncia linha de crédito em dólares para a compra de máquinas por exportadores agrícolas

Para o SIMERS anúncio foi positivo, mas ressalta que recursos atendem apenas uma faixa muito reduzida de produtores

Para o Sindicado das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do RS (SIMERS), os recursos anunciados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na segunda-feira (17/04), foram positivos para o setor, porém atende apenas uma faixa muito reduzida de produtores.

“Apesar do risco que pode representar o produtor fazer um financiamento indexado pela variação cambial devida a alta volatilidade da moeda no nosso país, o crédito anunciado pelo BDNES é bem recebido pelo setor. No entanto, é preciso reforçar a necessidade de crédito para pequenos e médias produtores, com taxas de juros reduzidas, como eram aplicadas com o Moderfrota e o Pronaf”, reforça o presidente do SIMERS, Claudio Bier.

Conforme a nova linha de financiamento do BNDES, que passa a valer a partir de maio, serão disponibilizados recursos de R$ 2 bilhões a uma taxa de juros fixa de 7,59% ao ano, mais a variação cambial.

A modalidade é direcionada à aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas e é destinada a produtores rurais que tenham receitas ou contratos em dólar ou atrelados à variação cambial, além de limite de crédito nos bancos que vão operar a linha.

De acordo com o presidente do BNDES, pelo menos 70 instituições financeiras, entre bancos públicos e privados, bancos regionais, bancos cooperativos, cooperativas de crédito e bancos de fábrica, poderão operar este tipo de financiamento.

Os valores emprestados ao produtor pela nova linha não contam a entrada de recursos governamentais para a equalização de juros, sendo o risco do empréstimo de total responsabilidade da instituição bancária.

O produtor que aderir a esta modalidade contará com período de carência de 24 meses e prazos de pagamento que vão de 25 a 120 meses. Se a taxa cambial se mantiver estável, o produtor vai pagar apenas o juro estabelecido pela linha e nada mais.