Notícias

02/09/2017
SIMERS e Expointer: 40 anos de duas histórias de sucesso

SIMERS e Expointer: 40 anos de duas histórias de sucesso

O ano de 2017 marca o aniversário de 40 anos de uma trajetória de desafios e conquistas, tanto para o SIMERS, através do seu papel institucional em prol da indústria de máquinas e implementos agrícolas no Estado. Como para a Expointer, pela exposição das mais diversas riquezas produzidas em vários segmentos da nossa economia, cultura e entretenimento, consagrando-se como a maior feira multissetorial da América Latina e principalmente, tornando-se referência internacional no agronegócio.

A história conjunta entre o SIMERS e a EXPOINTER começou a ser escrita há 16 anos, quando o SIMERS passou a administrar a área das máquinas e implementos agrícolas no Parque, administração essa que permanecerá pelos próximos 22 anos, conforme permissão de uso da área assinada no ano de 2014 com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

E desde então, o SIMERS vem trabalhando com o afinco de oferecer uma estrutura física adequada para as empresas ficarem bem instaladas durante o evento e consequentemente, realizarem bons negócios. Anualmente a entidade tem investido em melhorias estruturais das mais diversas. Neste ano, por exemplo, foram instalados oito transformadores de energia elétrica novos, todas as ruas da área de máquinas agrícolas estão calçadas, e algumas foram elevadas, ficando niveladas aos terrenos dos expositores, ou seja, todas as ruas estão padronizadas. Também foi efetuada uma reforma geral no banheiro, onde foram instalados espelhos novos, piso, pintura e um murro isolando a área do banheiro de um terreno de exposição de máquinas.

Essa edição da feira celebra três novidades na área das máquinas agrícolas: a ampliação do espaço de exposição, uma praça e o calçamento no estacionamento. Com o intuito de atender uma demanda recorrente nos últimos anos, o SIMERS ampliou a área de exposição de máquinas agrícolas, fato que tornou possível a participação de inúmeras empresas que aguardavam há anos na fila de espera. Também foi reservado um espaço para alocar uma praça, no “coração da feira de máquinas agrícolas” é um local para o público descansar, tomar o seu chimarrão e recarregar as energias. Outra novidade diz respeito as melhorias realizadas no estacionamento do SIMERS. Para essa edição, os expositores e visitantes que acessarem o parque pelo Portão 16, irão desfrutar de 5,000 metros quadrados de estacionamento calçado, o objetivo é ampliar ainda mais este calçamento na próxima edição.

Cabe destacar, que a área exclusiva para a exposição das máquinas e implementos agrícolas passou a existir em 2002 e desde então, sob a administração do SIMERS apresenta um crescimento significativo no volume de negócios. Anterior a esse período, sem um espaço especifico e estruturado para o setor, a venda de maquinário agrícola não atingia números acima de 30 milhões.

De 2002 até 2011 os números dos negócios efetivados passaram de 125 milhões para 834,7 milhões. Entre os anos de 2012 e 2014, a comercialização do setor ultrapassou o marco de 2 bilhões, alcançando em 2013, o patamar de 3,2 bilhões. Já nas duas última edições, a feira superou as expectativas, tendo em vista a crise política e econômica que assolou o país, alcançando o índice de 1,690 bilhão em 2015 e de 1,90 bilhão em 2016.

O presidente do SIMERS, Claudio Bier, destaca o envolvimento das empresas, o investimento em tecnologia e a energia de trabalho para garantir o sucesso da feira. “Desde 2002, presido a entidade e acompanho de perto a evolução da Expointer, a cada ano que passa, as empresas estão mais preocupadas em oferecer para os clientes o melhor que possuem em inovação e tecnologia das máquinas, assim como, em ter um estande acolhedor, com uma equipe qualificada para recepcionar os clientes e viabilizar as negociações”, destaca Bier.

Nesses dezesseis anos administrando a área, o SIMERS busca sempre desmistificar a imagem da Expointer como uma feira onde predomina o entretenimento, visto que, a retrospectiva dos negócios efetuados nos últimos anos reflete que estamos falando de uma feira com um caráter muito mais negocial do que festivo. Fato que fica evidente pelo destaque que a Expointer tem no cenário nacional, onde é considerada a maior feira do agronegócio do segundo semestre do país e com grande relevância no cenário internacional, conforme mencionado anteriormente.

O SIMERS pretende continuar trabalhando com o intuito de fortalecer cada vez mais essa parceria com o Governo do Estado e as demais entidades parceiras na organização da Expointer, conforme destaca o presidente Claudio Bier, “A Expointer é a nossa feira, ficamos imensamente lisonjeados de estar contribuindo a cada ano com essa trajetória de sucesso, são 40 anos de muito trabalho e muitas conquistas. Que possamos celebrar muitos anos desta feira e colhermos os frutos das sementes lançadas ano após ano”, menciona Bier.

O SIMERS conta com o patrocínio na Feira de Máquinas Agrícolas - EXPOINTER 2017, dos seguintes Agentes Financeiros:

Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE

Banrisul - O Grande Banco do Sul - Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

CAIXA, A vida pede mais que um banco, e Governo Federal.