Notícias

05/05/2017
Fenasul/Expoleite terá lançamento oficial na próxima semana

 

Esta 13ª edição da feira ocorrerá entre os dias 24 e 28 de maio, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

 

A Feira Nacional de Agronegócios do Sul, (FENASUL)/Expoleite terá o seu lançamento oficial realizado na próxima segunda feira (08), às 8h30, no galpão crioulo do Palácio Piratini. Esta 13ª edição da feira tem um novo formato, com mais atrações, além da realização da 40ª edição da Expoleite, que segue apresentando o melhor da produção leiteira gaúcha e dos seus derivados. Para este objetivo, foi criada uma comissão executiva para a organização da feira, que este ano é coordenada pela Farsul.

 

O objetivo é tornar a feira mais ampla, para levar mais público ao parque, buscando uma consolidação como um evento múltiplo, sem perder também o caráter de divulgação das ações da cadeia leiteira gaúcha.

 

 Este ano também haverá a participação de bovinos, caprinos, equinos, feira de agricultura familiar, festival de queijos, feira de terneiros e vaquilhonas, feira de pequenos animais, realização de seminários técnicos, máquinas e equipamentos agrícolas, praça de alimentação e também a realização do Rodeio Fenasul, organizado pela Federação Gaúcha de Laço, além de shows especiais.  A Fenasul/Expoleite é uma promoção do Governo do Estado, através da secretaria da agricultura, pecuária e irrigação em conjunto com Associação dos Criadores de Gado Holandês do RS (Gadolando),  Farsul, Fetag, Ocergs, Emater, ABCCC, Federação Gaúcha de Laço, Febrac, Sindilat, Apil, sub secretaria do Parque,  Fundesa, Simers, Conselho Regional de Medicina Veterinária,  prefeitura municipal de Esteio e Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo.

 

"Temos convicção de que a feira, agora com um novo formato, terá uma valorização ainda maior, com a participação de entidades parceiras, cada uma com sua contribuição, dando uma conotação moderna à Fenasul, com o objetivo de promover os produtos derivados do  leite, sem perder o foco na produção. Nossa meta é consolidar um novo evento também de grande porte no Parque de Exposições Assis Brasil, levando mais público a este que é uma das grandes feiras agropecuárias do RS", ressalta o secretário da Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo.

 

 Uma das novidades da Fenasul este ano será através de ação do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), vinculado a Seapi, que pretende bater um recorde inusitado. A autarquia está planejando produzir o maior arroz de leite do Brasil.

 

Fonte: Seapi