Notícias

29/09/2016
Food For All - Entrevista com o consultor Eduardo Teixeira

O SIMERS em parceria com a A-Grow e entidades de fomento à exportação no Estado do Rio Grande do Sul oportuniza uma nova oportunidade aos associados para expandirem os negócios através da exportação: Food For All.

O Food For All é uma iniciativa que tem como objetivo fomentar as exportações de máquinas e implementos agrícolas dos seus associados sob a forma Consórcio de Exportação. Os segmentos beneficiados são:

1) Máquinas e Implementos Agrícolas;

2) Cadeia Leiteira;

3) Irrigação.

O Food For All é destinado para empresas pequenas e médias, associadas ao sindicato, com capacidade de produção ociosa, que tenham mentalidade exportadora e entendam os conceitos de coletividade, planejamento e foco em resultados. Os mercados-alvo são: América do Sul, Central, Caribe e África.

O projeto, coordenado pelo consultor internacional do SIMERS, Eduardo Teixeira, tem caráter privado e apoio institucional das principais entidades representativas ligadas à exportação no Estado do Rio Grande do Sul.


 Até o momento, quatro associadas já aderiram ao Food For All e são as precursoras no Consórcio de Exportação do SIMERS:  Imasa, Roster, Marcher e a MV Ordenhadeiras. 

 

CONFIRA A ENTREVISTA  COM O CONSULTOR DA ÁREA DE COMÉRCIO EXTERIOR - EDUARDO TEIXEIRA

1) Como surgiu a ideia de fazer um Consórcio de Exportação destinado a empresas de máquinas e implementos agrícolas?

Essa ideia vinha amadurecendo desde a Expointer de 2013 onde percebemos que existia uma necessidade das indústrias em exportar juntamente com uma oportunidade de mercado em países da América do Sul, Central, Caribe e África. Percebemos que a pequenas e médias indústrias necessitavam de um apoio para começar a exportar. O Food for All representa este apoio e junta sinergias importantes nesse processo de saída para o mercado externo.

 

2) O Food For All  pode ser um diferencial para indústrias que não possuem uma cultura exportadora?

Sim, o Food for All representa o passo inicial da pequena e média indústria no mercado externo. Ele prevê tanto o apoio operacional como o plano estratégico de exportação. Ele é um grande incentivo para que as pequenas e médias indústrias se insiram em mercados internacionais com baixo custo de investimento.

 

3) E para as indústrias que já exportam, existe algum benefício em aderir ao Consórcio de Exportação do SIMERS?

Sim, as que já exportam tem a possibilidade de aumentar suas exportações e vender para outros mercados que ainda não vendem.

4) Quais associadas já aderiram ao Food For All? Com quais equipamentos?

Temos 2 cadeias de trabalho bem especificas, 1) Cadeia do Plantio e 2) Cadeia do Leite. Dentro da Cadeia do Plantio temos 4 fases, 1) preparo do solo; 2) plantio; 3) colheita; 4) armazenagem. Dentro da Cadeia do Leite temos 3 fases, 1) estrutura física; 2) mecanização da nutrição animal; 3) ordenha, resfriamento e armazenamento do leite. Qualquer indústria que se inserir dentro desse contexto de fornecimento pode ser uma associada. Atualmente temos a Imasa, Roster, Marcher e MV Ordenhadeiras como fornecedores dessa cadeia de produção de alimentos.

 

5) Como devem proceder as indústrias interessadas em aderir ao Food For All? Quais os pré requisitos para adesão ao Programa?

Qualquer indústria associada ao SIMERS pode participar desde que não haja concorrência de produtos dentro do consórcio. Um dos objetivos do Food for All é privilegiar os parceiros através da soma de esforços e realizar um trabalho conjunto, agregando sinergias e entregando resultados.

 

6) Após a adesão ao Food For All, qual o cronograma de trabalho e o tempo de permanência da empresa no Programa?

Pretendemos fazer 5 missões por ano, sendo uma no mês de agosto junto aos cônsules de Países Africanos em São Paulo. As demais serão em destinos da América do Sul, Central, Caribe e África. A permanência ideal é de 36 meses e a mínima é de 12 meses. O nosso trabalho está focado em um plano de exportação que prevê esse prazo para gerar os resultados que se espera.

 

TRAGA A SUA EMPRESA PARA FAZER PARTE DESTE PROJETO!