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03/09/2016
O futuro nos reserva o inesperado

Ouço pessoas falando que está cada vez mais difícil vender e atender bem os clientes. Que tudo está caro, que a carga tributária não nos ajuda, que temos muita burocracia, dificuldades de mão-de-obra, inflação...

Alguma novidade? Desde que fundamos nossa primeira empresa isso não mudou muito, o mercado agrícola é sempre feito de altos e baixos e precisamos passar por esses momentos para continuarmos. Então, por que devemos fomentar estas opiniões ao invés de canalizarmos nossas forças em fazer o melhor para nossa empresa? Transformando pessoas e trazendo sucesso às nossas organizações? Por que precisamos melhorar?

Vou lhe contar uma história pessoal para exemplificar.

A aproximadamente 8 anos tomamos uma decisão importante em uma de nossas empresas. Começamos a investir em profissionalização, de verdade, não aquelas que acontecem só no papel.

Conseguir manter-se nos negócios virou um desafio, e muitas empresas que não investem em profissionalização não sobrevivem. O livro, “Empresas Centenárias” nos conta que para as empresas sobreviverem um dos principais fatores é a visão de longo prazo de seus fundadores e herdeiros, que é o que permite que essas empresas ultrapassem barreiras.

Somos uma empresa familiar, olhamos o mercado a nossa volta e percebemos onde as empresas de sucesso chegaram e o que eles fizeram para chegar lá. Já passamos por muitas dificuldades na vida e a empresa sofre com esses altos e baixos, mesmo estando sujeitos a passar por isso (sempre estamos) precisamos avançar. Você conhece caso de empresas assim?

Precisávamos nos profissionalizar para sustentar o nosso crescimento e durante um bom tempo fizemos isso internamente. Já trabalhávamos com planejamento estratégico e nosso primeiro planejamento de 4 anos foi alcançado integralmente! Também já havíamos investido em ISO9001 e conquistado a certificação internacional, aprimorado controles e direcionado a gestão de indicadores garantindo o máximo de qualidade para nossos clientes. Mas percebemos que precisávamos avançar ainda mais e aprofundarmos as técnicas de gestão, negociação, boas relações e até os conceitos de Governança Corporativa, enfim, precisávamos nos preparar melhor para nos mantermos cada vez mais sólidos no mercado.

Começamos com uma revisão de tudo o que é básico na administração: Missão, visão, princípios, valores, metas,  objetivos, processos, macro-fluxograma, fluxograma, qualidade total e muito mais (se quiser, me envie um e-mail que te conto mais).

Depois de um tempo percebemos que precisávamos de profissionais especializados para nos acompanhar e há 3 anos trabalhamos pela profissionalização de forma sistematizada, com reuniões mensais, reuniões de equipes semanais, follows de projetos, partimos para a orçamentação anual, aumentamos a integração das pessoas na gestão da empresa e escolhemos alguns setores da empresa para dar maior atenção. Abaixo faço uma relação entre as melhorias internas e externas que alcançamos.

  • Internamente:

Criou-se um ambiente cada vez mais favorável as pessoas, pois são elas que conduzem o processo junto com a direção da empresa. Com o fortalecimento das pessoas, houve melhora no ambiente de trabalho, mais inovação no nosso dia-a-dia, mais profissionalismo e o resultado veio como consequência. Em resumo, houve mais foco, consistência e menos oscilação de resultado, mas ainda temos nossos altos e baixos onde precisamos avançar, ainda temos muito a fazer.

  • Externamente:

Ganhamos, maior profissionalismo nas relações, mais valor a marca, presença de mercado, abrangência, negócios, avanço nos produtos e por aí vai...

 

"Reunir-se é um começo, permanecer juntos é um progresso, e trabalhar juntos é sucesso". Henry Ford

 

Hoje, olhando para atrás,  sabemos que tomamos a decisão certa. Quem sabe estaríamos em uma condição diferente se não tivéssemos iniciado a profissionalização e expandido nossos horizontes. Hoje, nossos colaboradores são mais felizes e temos ainda mais clientes satisfeitos com o resultado que nossos produtos proporcionam para eles.

Não podemos contar com o futuro, precisamos trabalhar, daqui para frente o mercado vai mudar de forma cada vez mais acelerada, o empresário, assim como, um atleta de alto desempenho deve treinar muito, focar e se dedicar pelo seu sucesso, das pessoas da organização que lidera. Olhar para o futuro sem esquecer do presente e seguir firme no seu propósito, mudando sempre o que for necessário e deixando de fomentar coisas que não tem força para mudar e só trazem vitimização às organizações.

Um profissional altamente renomado no mercado e meu amigo Fabs Martins do DeRose Method de Tribeca uma vez me perguntou algo que vou perguntar para você: O que você poderia fazer hoje para começar a resolver os problemas de sua organização e buscar constância de resultado para ficar menos refém das oscilações de mercado?

Façamos o nosso melhor.
Bons negócios.

Marcelo Marini

marcelo@marinimarcelo.com

www.marinimarcelo.com