Notícias

25/08/2016
Expointer 2016: Uma feira promissora e de Oportunidades

 

A Expointer - Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários, que é considerada a maior feira multisetorial da América Latina chega a sua 39ª edição. Também em 2016, o SIMERS comemorou seu 39º aniversário de fundação e desses, o 14º ano administrando a área de máquinas e implementos Agrícolas no Parque. E conforme o termo de permissão de uso da área assinado com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul em 2014, o SIMERS permanecerá pelos próximos 23 anos responsável por este espaço.

A área exclusiva para a exposição das máquinas e implementos agrícolas passou a existir em 2002 e desde então, sob a administração do SIMERS apresenta um crescimento significativo no volume de negócios. Nas últimas edições, a comercialização do setor ultrapassou o marco de 2 bilhões, alcançando em 2013, o patamar de 3,2 bilhões, e obteve um recuo na última edição, onde o volume de negócios do setor atingiu 1,690 bilhão em consequência da crise econômica que o Brasil atravessou. Números que demonstram o porquê a Expointer é considerada a maior feira do agronegócio do segundo semestre do país, além de possuir grande relevância no cenário internacional.

Os números históricos que precedem está edição da feira são muito significativos e se desdobram em um cenário de muitos desafios e principalmente, oportunidades. Embora o ano de 2016, até então tenha sido marcado por uma instabilidade no âmbito político-econômico o que acarretou uma estagnação econômica generalizada, o agronegócio já está dando sinais de retomada no crescimento, é bem verdade que de forma lenta ainda, mas o setor de máquinas agrícolas já demonstra reação nesse cenário.

E a Expointer é a oportunidade do setor avançar ainda mais, temos um plano safra com juros definidos, e a perspectiva de incremento nos recursos disponíveis. A safra já é considerada muito boa na maior parte do Rio Grande do Sul, ou seja, agricultores capitalizados, com exceção da região Sul que teve resultados negativos devido a precipitações climáticas, contudo, o cenário se apresenta mais promissor.

O volume de comercialização da feira sempre é impactante, no entanto, a Expointer tem mais um diferencial, muitas pessoas que visitam a feira tem a oportunidade de fazer um primeiro contato com determinada marca/empresa, conhecer um novo produto, prospectar, e mesmo que não efetuem a compra durante a feira, é um primeiro contato que irá evoluir em um negócio futuro.

As oportunidades movem e transformam os nove dias da feira em inovação e tecnologia, o que torna possível ofertar para o público o melhor do agronegócio do Estado e do país em um único espaço – no Parque de Exposições Assis Brasil.

 

CONFIRA AS PERSPECTIVAS DE ALGUMAS AUTORIDADES SOBRE A 39ª EXPOINTER

José Ivo Sartori - Governador do Estado do Rio Grande do Sul

“A Expointer é um patrimônio da sociedade gaúcha. É o encontro da cidade e do campo, o espaço para que os produtores tenham acesso a novas tecnologias, às novidades do setor agropecuário e para mostrar o que de melhor se produz no estado. É um exemplo do Rio Grande que dá certo. Vemos nesta feira a grande contribuição que o agronegócio oferece ao desenvolvimento da nossa terra. Os desafios são grandes num momento de dificuldades financeiras – em âmbito estadual e nacional –, mas acreditamos que os bons resultados do agronegócio vão impulsionar mais esta edição da mostra agropecuária.”

 

Ernani Polo - Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI) 

A Expointer é uma feira que proporciona negócios, conhecimento e integração. Os negócios sempre acontecem e são importantes e necessários, seja na área de máquinas e equipamentos agrícolas, na agricultura familiar, na pecuária e nos animais. O conhecimento se dá através dos encontros, são mais de 300 eventos que acontecem simultaneamente dentro dos nove dias da Expointer. E a integração entre o campo e a cidade, porque verdadeiramente é um reencontro das pessoas que moram nos grandes centros e na Capital, que tem suas origens no meio rural, no campo, com aquelas pessoas do interior. A Expointer é a mostra daquilo que de melhor nós temos no Estado.

 

Sérgio Foscarini (Bandoca) - Diretor do Parque de Exposições Assis Brasil

“Estamos com a expectativa de uma EXPOINTER melhor do que á de 2015. Contudo as pessoas que visitarem o parque terão algumas novidades, construções e reformas visando atender melhor o público, tais como, capela ecumênica, deck do boulevard  entre outros. Estamos confiantes que o número de visitantes será superior as feiras anteriores, de modo que o faturamento agrícola e de animais superem a feira de 2015.”

 

Claudio Affonso Amoretti Bier - Presidente do SIMERS

“Acreditamos que Expointer 2016 será uma feira de muitas inovações, oportunidades e negócios. No âmbito das indústrias de máquinas e implementos agrícolas almejamos na feira a retomada do crescimento do setor, um incremento nas vendas e que possamos no mínimo atingir o volume comercializado em 2015. O público que vier prestigiar a feira encontrará uma estrutura remodelada,  na área de responsabilidade do SIMERS, concluímos a pavimentação de todas as ruas, a ampliação da rede de água e reformas na rede elétrica. O SIMERS também foi parceiro do Governo do Estado na viabilização do calçada do Boulevard na rua coberta do Parque.

 

SIMERS - A Técnologia das Máquinas Vira o Jogo

BANRISUL - O grande banco do Sul.